A Disparidade Salarial: Como as mulheres têm vindo a superar os estereótipos no local de trabalho

A questão decisiva: os homens e as mulheres são iguais ou diferentes?

O genoma masculino difere do genoma feminino no número de cromossomas X que contém e também na presença de um cromossoma Y. A presença de um gene no cromossoma Y (SRY) resulta no desenvolvimento de um fenótipo gonadal masculino.

Homens e mulheres também se diferenciam epigeneticamente — a epigenética é o estudo de como factores ambientais alteram o funcionamento dos nossos genes. Alterações epigenéticas podem alterar a forma como o corpo interpreta uma sequencia de ADN, no entanto estas são reversíveis e não alteram a sequência do ADN da mesma forma que as mudanças genéticas.

Quem tem a genética mais forte, homens ou mulheres?

Embora seja verdade que herdamos metade dos nossos genes de cada progenitor, os genes do pai são mais dominantes, especialmente no que toca à saúde.

Mas não deitem os foguetes antes da festa, rapazes!

No que toca à sobrevivência, dois cromossomas X ganham contra um X+Y. As mulheres têm uma vantagem de sobrevivência que lhes permite superar obstáculos biológicos ao longo das suas vidas melhor do que os homens.

De acordo com os cientistas, os cérebros dos homens e das mulheres estão configurados de formas diferentes. A área do cérebro que processa emoções tem maior circulação sanguínea no cérebro feminino do que no masculino, o que leva a reacções emocionais mais intensas e a memórias emocionais mais vívidas. Para além disso, alguns comportamentos dos sexos parecem ser intrínsecos e não adquiridos.

Dito isto, as diferenças entre os homens e as mulheres são muito mais do que a soma dos seus genes e características biológicas.

Para alem das óbvias diferenças reprodutivas, é importante reparar nas diferenças entre os géneros, sem nos esquecermos que o género é um conceito social distinto do sexo biológico. O género refere-se às típicas características e papéis de homens e mulheres de acordo com as normas da sociedade.

Se os homens e as mulheres são diferentes, porquê a luta pela igualdade?

As mulheres lutam pela igualdade há muito tempo, mas não para se tornarem biologicamente ou psicologicamente iguais aos homens. A igualdade não tem que ver com barba e testosterona.

A luta pela igualdade refere-se à igualdade de:

  • direitos
  • oportunidades
  • protecção
  • respeito
  • reconhecimento.

E, claro, salário igual!

Geralmente, as mulheres lutam pela igualdade porque querem ser tratadas de forma justa e ter as mesmas oportunidades que os homens. Têm lutado pela igualdade em áreas como a educação, cuidados de saúde, emprego e política.


Apesar do progresso já feito ao longo dos anos, as mulheres continuam a enfrentar muitos desafios no que toca a alcançar a igualdade de género. Enquanto discutimos os tremendos avanços na tecnologia do nosso tempo, como a inteligência artificial, as mulheres continuam a lutar por salário igual para compensar trabalho igual!

É importante lembrar que a igualdade de género não é apenas um problema das mulheres, mas sim um problema de direitos humanos que nos afecta a todos. Alcançar a igualdade de género requer a participação de ambos, homens e mulheres, para criar uma sociedade mais justa e igualitária.

Diversidade no local de trabalho

A diversidade e equidade no local de trabalho não são apenas uma questão de justiça social, mas também uma necessidade comercial.

A diversidade traz consigo uma maior variedade de perspectivas, experiências e ideias que ajudam as empresas a crescer.
.
Empresas que adoptam a diversidade têm mais inovação, criatividade e capacidade de resolução de problemas. Também podem atrair e reter talento de diversas proveniências. Este facto demonstra que a diversidade que as mulheres e outras minorias trazem aos negócios é essencial.

Muitos estudos já demonstraram que empresas inclusivas com uma gestão, equipas executivas e pessoal diversos são mais capazes de ter uma rentabilidade acima da média e ultrapassar os seus pares, e é duas vezes mais provável que alcancem ou excedam as suas metas financeiras, e oito vezes mais provável que atinjam melhores resultados comerciais.

As empresas que comuniquem a importância da diversidade e o seu compromisso para com a criação de um ambiente inclusivo que valorize todos os funcionários, quer no seu website e redes sociais ou outros meios, também têm uma melhor reputação e aceitação pública.

Ainda existe uma disparidade salarial entre os géneros?

As mulheres têm lutado por e alcançado alguns progressos no local de trabalho ao longo dos últimos anos. O número de mulheres em posições de liderança tem aumentado, e empresas com mais mulheres no seu executivo têm visto maiores taxas de retorno de capital próprio.

Ainda assim, a disparidade salarial entre os géneros continua a ser um problema persistente e multifactorial.

Algumas das possíveis razões da existência da disparidade salarial nos dias de hoje são:

  • Segregação de empregos com base no género: a concentração de homens e mulheres em diferentes cargos, sectores ou posições que trazem consigo diferentes níveis de pagamento, estatuto e autoridade. Por exemplo, as mulheres são mais susceptíveis de trabalhar em sectores mal pagos como a saúde, educação e assistência social, enquanto os homens trabalham mais em sectores bem pagos como a engenharia, finanças e tecnologia. Isto também significa que as mulheres têm menos oportunidades de avançar para posições de gestão ou executivas que comportam salários mais altos e mais poder na tomada de decisões.
  • Discriminação de género e preconceito: o tratamento desigual de homens e mulheres no local de trabalho, com base no seu género em vez de nas suas habilidades, qualificações ou desempenho. Por exemplo, as mulheres podem enfrentar discriminação directa quando recebem menos do que os homens por fazer um trabalho igual ou equivalente, ou quando lhes são negadas promoções ou oportunidades de formação. As mulheres também podem enfrentar discriminação indirecta quando são afectadas por medidas ou práticas que parecem ser neutras mas têm nelas um impacto desproporcional, tal como a exigência de uma grande carga horária ou viagens frequentes que seriam incompatíveis com a maternidade.
  • Estereótipos e normas de género: as suposições e expectativas sociais e culturais acerca dos papéis e comportamentos das mulheres e dos homens na sociedade. Muitas vezes, espera-se que as mulheres lidem com trabalho não pago no domicílio, como cozinhar, limpar e cuidar das crianças, o que limita o tempo e a disponibilidade para o trabalho pago, e pode também afectar as opções profissionais. No entanto, espera-se dos homens que sejam o principal ganha-pão e provedor do lar, o que pode pressioná-los a trabalhar mais horas ou procurar trabalho mais bem pago.
  • Falta de transparência e responsabilidade: a insuficiência de informação e mecanismos de conformidade para assegurar que homens e mulheres sejam compensados de forma justa e igual. Muitos empregadores não divulgam as suas práticas ou políticas de rendimento ao público. Isto impossibilita os trabalhadores de saberem se estão a ser compensados justamente ou de discutir eventuais disparidades salariais. Para além disso, muitos países não têm (ou não aplicam) leis ou regulamentos adequadas para prevenir ou abordar disparidades salariais entre os géneros.

Eliminar a disparidade salarial entre os géneros não é apenas uma questão de justiça e imparcialidade, mas também uma questão de crescimento económico e desenvolvimento social. Existem várias potenciais soluções que podem eliminar a disparidade, tais como:

  • Aumentar o acesso das mulheres à educação e formação
  • Desafiar as normas e estereótipos de género
  • Reforçar as políticas e estruturas legais
  • Promover contratos de trabalho mais flexíveis

A diversidade que as mulheres e as minorias trazem aos negócios é essencial. Mesmo que ainda tenhamos muito a fazer para atingir uma verdadeira paridade, é motivador constatar os progressos já realizados.

É importante continuar a lutar pela equidade de género no local de trabalho e na indústria, tal como em todos os aspectos da vida, para assegurar que todos têm uma oportunidade igual de serem bem-sucedidos.

Promover o pagamento igual entre homens e mulheres, incluindo o pagamento igual pelo mesmo trabalho e revisões salariais com critérios comuns para ambos os géneros faz parte de um dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, nomeadamente o ODS 5: Igualdade de Género. 

Na Verbarium, apesar de a nossa equipa de tradutoras profissionais ser 100% feminina, não discriminamos, e contamos também com as perspectivas masculinas do Marcelo, o nosso talentoso web designer, e do Ricardo, sócio da empresa.

Confira quem somos e conheça os nossos serviços profissionais nas áreas de tradução, revisão, transcriação e redacção!

Sugestão de leitura (em inglês):

Differences between men and women are more than the sum of their genes (theconversation.com)

Tags:

Sobre o nosso blogue

Aqui, exploramos temas que nos são queridos e relevantes. Sérios, mas com um toque de humor e apimentados pela nossa paixão pela escrita! Conheça-nos “nos bastidores” e partilhe a sua opinião através dos comentários!

About our blog

This is where we explore topics that we hold dear or that are relevant. Serious, with a hint of humor and spiced up by our passion for writing! Get to know us “behind the scenes” and share your opinion in the comments section!

Tags

abrandar (2)acordo ortográfico (3)agência de tradução (2)AI (2)aprendizagem automática (3)artificial intelligence (1)Assertividade (1)audience (1)audiência (3)auto-cuidado (1)automatic translation (1)bem-estar (2)brief (4)burnout (3)CAT tools (5)challenges (1)challenges of the translator (1)computer-aided translation (1)controlo de qualidade (3)copy de marketing (3)copywriting resources (1)criatividade (3)desafios do tradutor (2)Desempenho (2)Desenvolvimento (2)Development (1)dicas (5)discurso público (3)diversity (2)Emotional intelligence (2)envolvimento social (2)equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (1)erros de tradução (3)fear (1)ferramentas de gestão da tradução (4)freelancer (5)Freelancing (1)Gestão (2)gestão do tempo (1)glossários (2)human translation (1)ikigai (2)inteligência artificial (3)Inteligência emocional (2)keywords (1)language (2)Leadership (3)legal translation (1)Liderança (2)linguagem (4)Local de trabalho (2)machine-translation (2)machine learning (1)Management (1)marketing (7)marketing copy (1)medo (3)mindfulness (3)MTPE (4)orientações pessoais (2)palavras-chave (2)Performance (1)processo criativo (4)Profissão (1)proofreader (1)public speech (1)quality control (1)recursos de copywriting (2)remote working (1)resources (1)revisor (2)ritmo de vida (2)SEO (2)serviços de tradução (3)slow living (2)social engagement (3)sworn translation (1)teamwork (3)tecnologias de tradução (4)terminologia (2)tips (2)trabalho de equipa (2)tradutores profissionais (3)tradução assistida por computador (2)tradução automática (2)tradução juramentada (2)tradução jurídica (2)tradução técnica (2)translation agency (1)translation errors (1)translation management tools (1)translation services (1)translation technologies (1)wellness (3)work-life balance (1)Workplace (2)

0 Comments

Gostou deste artigo?
Inscreva-se na nossa newsletter

Receba informações sobre as ofertas e novidades que temos para si, e fique a par da publicação de novos artigos de interesse no nosso blogue.

    Did you like the article? Subscribe to our newsletter

    Receive information about the offers and news we have for you and keep up-to-date with new blog publications that suit your interests.

      Leia mais

      Leia mais

      A arte de fazer malabarismos com as tarefas: O single-tasking vence a corrida da eficiência

      A arte de fazer malabarismos com as tarefas: O single-tasking vence a corrida da eficiência

      Está a fazer malabarismos com e-mails, folhas de cálculo e uma sandes meio comida. O seu cérebro está a alternar entre tarefas como um hamster cheio de cafeína. Mas espere! Este frenesim de multitarefas está realmente a ajudá-lo a conquistar o mundo, ou é apenas uma receita para o caos? Vamos desvendar o mistério do multitasking e porque é que o single-tasking pode ser a sua arma secreta para o sucesso.

      read more
      Justiça VS Equidade: Compreender as nuances

      Justiça VS Equidade: Compreender as nuances

      A sociedade é o sistema estruturado e interligado de interacções humanas, instituições e cultura. Está profundamente ligada à justiça e à equidade e à forma como estas são aplicadas nos vários aspectos da vida social.
      Do mesmo modo, a justiça e a equidade são indissociáveis das opiniões, dos valores e das acções dos indivíduos e dos grupos em prol da diversidade, da inclusão e da transformação social.

      read more
      Equidade VS Igualdade: Definição e aplicação dos conceitos

      Equidade VS Igualdade: Definição e aplicação dos conceitos

      A distribuição de recursos e o acesso a oportunidades são dois aspectos da justiça social que são influenciados pela equidade e pela igualdade. A distribuição de recursos refere-se à forma como os bens e serviços de uma sociedade são distribuídos pelos seus membros, como o rendimento, a riqueza, a educação, os cuidados de saúde, etc.

      read more

      Read more

      Read more

      A arte de fazer malabarismos com as tarefas: O single-tasking vence a corrida da eficiência

      A arte de fazer malabarismos com as tarefas: O single-tasking vence a corrida da eficiência

      Está a fazer malabarismos com e-mails, folhas de cálculo e uma sandes meio comida. O seu cérebro está a alternar entre tarefas como um hamster cheio de cafeína. Mas espere! Este frenesim de multitarefas está realmente a ajudá-lo a conquistar o mundo, ou é apenas uma receita para o caos? Vamos desvendar o mistério do multitasking e porque é que o single-tasking pode ser a sua arma secreta para o sucesso.

      read more
      Justiça VS Equidade: Compreender as nuances

      Justiça VS Equidade: Compreender as nuances

      A sociedade é o sistema estruturado e interligado de interacções humanas, instituições e cultura. Está profundamente ligada à justiça e à equidade e à forma como estas são aplicadas nos vários aspectos da vida social.
      Do mesmo modo, a justiça e a equidade são indissociáveis das opiniões, dos valores e das acções dos indivíduos e dos grupos em prol da diversidade, da inclusão e da transformação social.

      read more
      Equidade VS Igualdade: Definição e aplicação dos conceitos

      Equidade VS Igualdade: Definição e aplicação dos conceitos

      A distribuição de recursos e o acesso a oportunidades são dois aspectos da justiça social que são influenciados pela equidade e pela igualdade. A distribuição de recursos refere-se à forma como os bens e serviços de uma sociedade são distribuídos pelos seus membros, como o rendimento, a riqueza, a educação, os cuidados de saúde, etc.

      read more

      Pin It on Pinterest

      Share This

      Pedido de Orçamento

      Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

        Nome*

        Empresa

        E-mail*

        Confirmar e-mail*

        Nº telefone

        NIF

        Serviço pretendido

        Prazo de entrega

        Mensagem (opcional)

        * Preenchimento obrigatório

        Pedido de Orçamento

        Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

          Nome*

          Empresa

          E-mail*

          Confirmar e-mail*

          Nº telefone

          NIF

          Serviço pretendido

          Prazo de entrega

          Mensagem (opcional)

          * Preenchimento obrigatório

          Request Quote Form

          Fill out the form below to request a free quote. We will send you our proposal as soon as possible.

            Name*

            Company

            Email*

            Confirm email*

            Phone No

            VAT No

            Service

            Deadline

            Message

            * Mandatory fields

            Request Quote Form

            Fill out the form below to request a free quote. We will send you our proposal as soon as possible.

              Name*

              Company

              Email*

              Confirm email*

              Phone No

              VAT No

              Service

              Deadline

              Message

              * Mandatory fields