Alguma vez se questionou sobre o que o faz levantar da cama todas as manhãs? O que o motiva a viver e apreciar cada dia?
Se a resposta é sim, talvez esteja interessado em saber mais sobre ikigai!
Ikigai é um conceito japonês que o pode ajudar a encontrar o seu propósito na vida e a felicidade.
A palavra resulta da combinação de dois caracteres japoneses:
iki (vida) + gai (valor).
Assim, ikigai é o valor da vida, ou seja, a razão de viver. De facto, é a própria resposta à pergunta: “Qual é a nossa razão de ser?”
Segundo os japoneses, todos temos um ikigai, ou seja, um propósito e um sentido para as nossas vidas, mas nem todos o encontrámos – ainda.
Encontrar o seu ikigai requer introspecção e questionamento profundos e, muitas vezes, contínuos. Trata-se de questionar as suas paixões, os seus talentos, os seus valores e os seus objectivos. Não se trata de algo que possamos definir ou explicar facilmente, mas sim algo que temos de sentir e experimentar.
O ikigai não é tão simples como encontrar um emprego, um hobby ou uma paixão. É algo que engloba todos estes aspectos, mas também vai para além deles.
É o que nos faz felizes, mas também o que nos torna úteis e participativos na sociedade. É o que nos dá satisfação, mas também o que nos desafia e ajuda a crescer. É o que faz com que a nossa vida valha a pena, mas também o que nos torna humildes e gratos.
O Ikigai é frequentemente representado por um diagrama de quatro círculos sobrepostos, cada um representando um dos seguintes elementos:
- O que gostamos: a nossa paixão, o que nos entusiasma e alegra.
- Aquilo que fazemos bem: a nossa competência, aquilo em que temos talento e experiência.
- O que o mundo precisa: a nossa missão, o que faz a diferença e tem impacto positivo.
- Aquilo por que podemos ser pagos: a nossa profissão, aquilo que nos dá rendimento e segurança.
De acordo com as correntes ocidentais, o nosso ikigai encontrar-se-ia na intersecção destes quatro elementos, onde podemos encontrar harmonia e equilíbrio entre eles.
No entanto, encontrar o seu ikigai não é um acontecimento único, é um processo contínuo de exploração e descoberta. O seu ikigai pode mudar ao longo do tempo, à medida que cresce, aprende e experimenta coisas novas. Também pode ser influenciado pelo seu contexto, a sua cultura e o seu ambiente.
O ikigai no ocidente
O conceito de ikigai ganhou popularidade no mundo ocidental nos últimos anos graças a vários livros e artigos que o apresentaram a um público mais vasto.
Eis alguns exemplos que pode considerar ler (em inglês):
Importa dizer que esta interpretação ocidental do ikigai — a noção de que existem quatro elementos que devem ser preenchidos para alcançar o ikigai — não capta totalmente o que este conceito significa realmente na filosofia japonesa.
A interpretação que tem sido difundida por milhões de pessoas no ocidente é que só se pode atingir o propósito e a verdadeira felicidade satisfazendo todas as quatro condições. Porém, o ikigai para os japoneses é um conceito complexo, de procura e desenvolvimento contínuos, que vamos moldando à medida que vivemos a vida e envelhecemos. Não é algo estanque que se possa ensinar a partir de um diagrama.
O conceito japonês está mais ligado com o entendimento de que a soma das pequenas felicidades do dia-a-dia, de viver o momento presente e tudo o que não podemos controlar — e de encontrarmos nisto a auto-realização — conduzem a uma vida mais gratificante.
É mais um estado de alma, de introspecção, aceitação e serenidade, do que uma fórmula para o sucesso profissional.
Além disso, para os japoneses, a componente externa do “mundo” no diagrama não se prende com o que o mundo precisa de nós e sim com os papéis que desempenhamos na nossa comunidade, com a família, com os amigos, colegas, etc.
No entanto, é indiscutível que esta versão adaptada ou equivocada do ikigai tem dado motivação e propósito a milhões de pessoas neste lado do mundo.
Muitos livros contemporâneos têm mostrado como o ikigai pode inspirar e guiar as pessoas na procura do seu próprio objectivo e felicidade na vida, partilhando alguns dos segredos e práticas do povo de Okinawa.
Okinawa é um grupo de ilhas no sul do Japão que alberga algumas das pessoas com maior longevidade e índices de felicidade do mundo.
Fique connosco por mais alguns minutos e teremos todo o gosto em partilhar consigo alguns destes segredos e práticas:
- Fazer uma dieta equilibrada e saudável, rica em legumes, frutas, cereais e peixe.
- Praticar uma actividade física moderada e regular, como caminhadas, jardinagem ou artes marciais.
- Ter uma rede social forte, composta por familiares, amigos e membros da comunidade.
- Envolver-se na aprendizagem ao longo da vida, fomentando a curiosidade e a criatividade, como ler, escrever ou tocar música.
- Ter uma atitude positiva e optimista, aceitar a mudança e ultrapassar os desafios.
- Viver no momento presente, estar atento e grato, e desfrutar dos prazeres simples da vida.
Porque precisamos de um propósito para sermos felizes?
Encontrar e viver o ikigai pode ter muitos benefícios para o bem-estar, felicidade e saúde, porque ter um sentido de propósito na vida pode:
- Aumentar a satisfação com a vida, a auto-estima e a felicidade
- Reduzir o stress, a ansiedade e a depressão
- Melhorar a função cognitiva, a memória e a criatividade
Ter um sentido de propósito na vida também pode ajudar-nos a lidar com os inevitáveis desafios, dificuldades e perdas que teremos de enfrentar ao longo do caminho.
.
Pode dar-nos um sentido de orientação, significado e esperança, e motivar-nos a ultrapassar obstáculos e a perseguir as nossa metas.
Também pode ajudar-nos a conectarmo-nos com o nosso âmago, com os outros e com algo maior do que nós, quer seja uma causa, uma crença ou um poder superior.
Mas, como diz o ditado japonês, a felicidade de um comerciante depende do acaso, dos ventos e das ondas, por isso não confunda propósito com controlo — não se trata de procurar controlo.
Encontrar o seu ikigai também o ajudará a lidar com os desafios e mudanças imprevisíveis que a vida lhe traz.
O ikigai consiste em encontrarmos o equilíbrio entre a paixão, a competência e o dinheiro, e é esse equilíbrio nos permite viver com a sensação de que, apesar de tudo o que não podemos controlar, vale a pena continuarmos vivos.
Tal como se costuma dizer sobre a felicidade, o ikigai tem que ver com a viagem e não com o destino. Cabe-lhe a si descobri-lo e persegui-lo. Lembre-se de que, acima de tudo, é um processo pessoal e contínuo, que requer paciência, curiosidade e dedicação. Boa sorte na sua jornada! 😊
Na Verbarium, o tão necessário equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é valorizado e procurado. Esforçamo-nos por manter as nossas capacidades bem afinadas, não descurando o descanso nem o tempo para a família, hobbies e interesses, por forma a estarmos sempre aptas a oferecer-lhe os nossos melhores serviços profissionais de tradução e revisão.
Consulte o nosso portefólio de serviços hoje mesmo!
0 Comments