Ikigai: o segredo dos japoneses para uma vida feliz e significativa

Alguma vez se questionou sobre o que o faz levantar da cama todas as manhãs? O que o motiva a viver e apreciar cada dia?

Se a resposta é sim, talvez esteja interessado em saber mais sobre ikigai!

Ikigai é um conceito japonês que o pode ajudar a encontrar o seu propósito na vida e a felicidade.

A palavra resulta da combinação de dois caracteres japoneses:

iki (vida) + gai (valor).

Assim, ikigai é o valor da vida, ou seja, a razão de viver. De facto, é a própria resposta à pergunta: “Qual é a nossa razão de ser?”

Segundo os japoneses, todos temos um ikigai, ou seja, um propósito e um sentido para as nossas vidas, mas nem todos o encontrámos – ainda.

Encontrar o seu ikigai requer introspecção e questionamento profundos e, muitas vezes, contínuos. Trata-se de questionar as suas paixões, os seus talentos, os seus valores e os seus objectivos. Não se trata de algo que possamos definir ou explicar facilmente, mas sim algo que temos de sentir e experimentar.

O ikigai não é tão simples como encontrar um emprego, um hobby ou uma paixão. É algo que engloba todos estes aspectos, mas também vai para além deles.

É o que nos faz felizes, mas também o que nos torna úteis e participativos na sociedade. É o que nos dá satisfação, mas também o que nos desafia e ajuda a crescer. É o que faz com que a nossa vida valha a pena, mas também o que nos torna humildes e gratos.

O Ikigai é frequentemente representado por um diagrama de quatro círculos sobrepostos, cada um representando um dos seguintes elementos:

  • O que gostamos: a nossa paixão, o que nos entusiasma e alegra.
  • Aquilo que fazemos bem: a nossa competência, aquilo em que temos talento e experiência.
  • O que o mundo precisa: a nossa missão, o que faz a diferença e tem impacto positivo.
  • Aquilo por que podemos ser pagos: a nossa profissão, aquilo que nos dá rendimento e segurança.

De acordo com as correntes ocidentais, o nosso ikigai encontrar-se-ia na intersecção destes quatro elementos, onde podemos encontrar harmonia e equilíbrio entre eles.

No entanto, encontrar o seu ikigai não é um acontecimento único, é um processo contínuo de exploração e descoberta. O seu ikigai pode mudar ao longo do tempo, à medida que cresce, aprende e experimenta coisas novas. Também pode ser influenciado pelo seu contexto, a sua cultura e o seu ambiente.

O ikigai no ocidente

O conceito de ikigai ganhou popularidade no mundo ocidental nos últimos anos graças a vários livros e artigos que o apresentaram a um público mais vasto.

Eis alguns exemplos que pode considerar ler (em inglês):

Importa dizer que esta interpretação ocidental do ikigai — a noção de que existem quatro elementos que devem ser preenchidos para alcançar o ikigai — não capta totalmente o que este conceito significa realmente na filosofia japonesa.

A interpretação que tem sido difundida por milhões de pessoas no ocidente é que só se pode atingir o propósito e a verdadeira felicidade satisfazendo todas as quatro condições. Porém, o ikigai para os japoneses é um conceito complexo, de procura e desenvolvimento contínuos, que vamos moldando à medida que vivemos a vida e envelhecemos. Não é algo estanque que se possa ensinar a partir de um diagrama.

O conceito japonês está mais ligado com o entendimento de que a soma das pequenas felicidades do dia-a-dia, de viver o momento presente e tudo o que não podemos controlar — e de encontrarmos nisto a auto-realização — conduzem a uma vida mais gratificante.

É mais um estado de alma, de introspecção, aceitação e serenidade, do que uma fórmula para o sucesso profissional.

Além disso, para os japoneses, a componente externa do “mundo” no diagrama não se prende com o que o mundo precisa de nós e sim com os papéis que desempenhamos na nossa comunidade, com a família, com os amigos, colegas, etc.

No entanto, é indiscutível que esta versão adaptada ou equivocada do ikigai tem dado motivação e propósito a milhões de pessoas neste lado do mundo.

Muitos livros contemporâneos têm mostrado como o ikigai pode inspirar e guiar as pessoas na procura do seu próprio objectivo e felicidade na vida, partilhando alguns dos segredos e práticas do povo de Okinawa.

Okinawa é um grupo de ilhas no sul do Japão que alberga algumas das pessoas com maior longevidade e índices de felicidade do mundo.

Fique connosco por mais alguns minutos e teremos todo o gosto em partilhar consigo alguns destes segredos e práticas:

  • Fazer uma dieta equilibrada e saudável, rica em legumes, frutas, cereais e peixe.
  • Praticar uma actividade física moderada e regular, como caminhadas, jardinagem ou artes marciais.
  • Ter uma rede social forte, composta por familiares, amigos e membros da comunidade.
  • Envolver-se na aprendizagem ao longo da vida, fomentando a curiosidade e a criatividade, como ler, escrever ou tocar música.
  • Ter uma atitude positiva e optimista, aceitar a mudança e ultrapassar os desafios.
  • Viver no momento presente, estar atento e grato, e desfrutar dos prazeres simples da vida.

Porque precisamos de um propósito para sermos felizes?

Encontrar e viver o ikigai pode ter muitos benefícios para o bem-estar, felicidade e saúde, porque ter um sentido de propósito na vida pode:

  • Aumentar a satisfação com a vida, a auto-estima e a felicidade
  • Reduzir o stress, a ansiedade e a depressão
  • Melhorar a função cognitiva, a memória e a criatividade

Ter um sentido de propósito na vida também pode ajudar-nos a lidar com os inevitáveis desafios, dificuldades e perdas que teremos de enfrentar ao longo do caminho.
.
Pode dar-nos um sentido de orientação, significado e esperança, e motivar-nos a ultrapassar obstáculos e a perseguir as nossa metas.

Também pode ajudar-nos a conectarmo-nos com o nosso âmago, com os outros e com algo maior do que nós, quer seja uma causa, uma crença ou um poder superior.

Mas, como diz o ditado japonês, a felicidade de um comerciante depende do acaso, dos ventos e das ondas, por isso não confunda propósito com controlo — não se trata de procurar controlo.

Encontrar o seu ikigai também o ajudará a lidar com os desafios e mudanças imprevisíveis que a vida lhe traz.

O ikigai consiste em encontrarmos o equilíbrio entre a paixão, a competência e o dinheiro, e é esse equilíbrio nos permite viver com a sensação de que, apesar de tudo o que não podemos controlar, vale a pena continuarmos vivos.

Tal como se costuma dizer sobre a felicidade, o ikigai tem que ver com a viagem e não com o destino. Cabe-lhe a si descobri-lo e persegui-lo. Lembre-se de que, acima de tudo, é um processo pessoal e contínuo, que requer paciência, curiosidade e dedicação. Boa sorte na sua jornada! 😊

Na Verbarium, o tão necessário equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é valorizado e procurado. Esforçamo-nos por manter as nossas capacidades bem afinadas, não descurando o descanso nem o tempo para a família, hobbies e interesses, por forma a estarmos sempre aptas a oferecer-lhe os nossos melhores serviços profissionais de tradução e revisão.

Consulte o nosso portefólio de serviços hoje mesmo!

Sobre o nosso blogue

Aqui, exploramos temas que nos são queridos e relevantes. Sérios, mas com um toque de humor e apimentados pela nossa paixão pela escrita! Conheça-nos “nos bastidores” e partilhe a sua opinião através dos comentários!

About our blog

This is where we explore topics that we hold dear or that are relevant. Serious, with a hint of humor and spiced up by our passion for writing! Get to know us “behind the scenes” and share your opinion in the comments section!

Tags

abrandar (1)acordo ortográfico (2)advérbios (1)agência de tradução (1)aprendizagem (1)aprendizagem automática (2)aspirações (1)assertividade (1)audiência (1)auto-cuidado (2)bem-estar (3)bem-estar mental (1)benefícios (1)brief (2)burnout (1)cat tools (4)chefe (1)competências (1)comunicação (1)consciência (1)controlo de qualidade (2)copy de marketing (2)copywriting (7)desafios (2)desafios do tradutor (1)desempenho (1)desenvolvimento (1)desenvolvimento pessoal (2)dicas (2)diferenças (1)discurso público (1)disparidade de género (1)diversidade (2)edição (1)envolvimento social (1)equidade (2)equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (2)equity (1)erros de tradução (1)escrita criativa (11)ferramentas (1)ferramentas de gestão da tradução (3)freelancer (4)freelancing (1)gestão (1)gestão do tempo (1)glossários (1)hormonas (2)IA (3)igualdade (1)ikigai (1)influenciar (1)inspirar (1)inteligência artificial (3)inteligência emocional (1)inteligência social (1)justiça (2)liderança (3)liderança positiva (1)lifestyle (1)linguagem (4)local de trabalho (1)localização (2)líder (1)língua inglesa (1)marketing (8)medo (1)mindfulness (2)MTPE (2)multitasking (1)normas (1)objectivo (1)palavras-chave (1)pausas (2)perda (1)português do brasil (1)português europeu (1)positividade (1)preconceito consciente (1)preconceito inconsciente (1)problemas de tradução (1)processo criativo (3)profissão (1)psicologia (1)pós-edição (3)qualidade (1)realizações (1)recursos (1)recursos de copywriting (2)repouso (2)revision (1)revisor (1)revisão (5)ritmo de vida (1)rotina (1)satisfação profissional (1)saúde mental (1)semântica (1)SEO (2)serviços de tradução (2)single tasking (1)slow living (1)sociedade (2)stress (3)sucesso (1)tecnologias de tradução (3)teletrabalho (7)TEP (2)terminologia (1)trabalho (3)trabalho de equipa (1)tradutores profissionais (2)tradução (13)tradução assistida por computador (1)tradução automática (5)tradução certificada (1)tradução de marketing (1)tradução especializada (1)tradução humana (1)tradução juramentada (1)tradução jurídica (1)tradução técnica (1)traduções certificadas (2)traduções especializadas (2)traduções técnicas (2)transcriação (7)técnicas de escrita (1)validação emocional (1)

0 Comments

Gostou deste artigo?
Inscreva-se na nossa newsletter

Receba informações sobre as ofertas e novidades que temos para si, e fique a par da publicação de novos artigos de interesse no nosso blogue.

    Did you like the article? Subscribe to our newsletter

    Receive information about the offers and news we have for you and keep up-to-date with new blog publications that suit your interests.

      Leia mais

      Leia mais

      Read more

      Read more

      Pedido de Orçamento

      Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

        Nome*

        Empresa

        E-mail*

        Confirmar e-mail*

        Nº telefone

        NIF

        Serviço pretendido

        Prazo de entrega

        Mensagem (opcional)

        * Preenchimento obrigatório

        Pedido de Orçamento

        Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

          Nome*

          Empresa

          E-mail*

          Confirmar e-mail*

          Nº telefone

          NIF

          Serviço pretendido

          Prazo de entrega

          Mensagem (opcional)

          * Preenchimento obrigatório

          Request Quote Form

          Fill out the form below to request a free quote. We will send you our proposal as soon as possible.

            Name*

            Company

            Email*

            Confirm email*

            Phone No

            VAT No

            Service

            Deadline

            Message

            * Mandatory fields

            Request Quote Form

            Fill out the form below to request a free quote. We will send you our proposal as soon as possible.

              Name*

              Company

              Email*

              Confirm email*

              Phone No

              VAT No

              Service

              Deadline

              Message

              * Mandatory fields