Deixem-me começar por dizer que nós não somos pessoas negativas, muito pelo contrário, na Verbarium acreditamos vivamente no poder das vibrações positivas! 😊👍
Mas, embora ter uma visão positiva da vida seja sem dúvida a melhor abordagem, tudo o que é demais faz mal!
Como em tudo na vida, também podemos ter uma “overdose” de vibrações positivas! 🦄 🌈 🍀 🧿 🦋 🍭 🌞
A isto chama-se positividade tóxica, pois acaba por conduzir a comportamentos prejudiciais de invalidação emocional. A positividade tem como objectivo melhorar o bem-estar e a felicidade mas, curiosamente, a sua aplicação excessiva pode causar exactamente o contrário!
Revelar este lado mais negro da positividade é um tema importante devido ao potencial impacto negativo na nossa saúde mental e bem-estar.
O que é a positividade tóxica?
A positividade tóxica pode ser definida como a crença de que as pessoas devem manter uma mentalidade positiva permanente, mesmo quando confrontadas com situações difíceis ou negativas. Isso implica a supressão de emoções negativas e a invalidação de experiências e sentimentos humanos, o que pode levar a mecanismos de enfrentamento não saudáveis e até mesmo a traumas ou isolamento. ❤️🩹
As acções e atitudes que podem ser consideradas “positivamente” tóxicas incluem o evitamento ou a repressão de sentimentos desagradáveis, ou a pressão para procurar um estado de felicidade permanente.
Se a positividade for utilizada para mascarar ou abafar as emoções humanas, torna-se tóxica, tal como qualquer outra coisa feita em excesso.
Este processo resulta na negação, desvalorização e invalidação das emoções que estamos a sentir. Se nos pressionarem o suficiente, começamos a sentir que até mesmo uma tristeza ocasional é motivo de vergonhosa ou é inaceitável.
Todos nós temos defeitos. Todos nós sentimos ocasionalmente tristeza, raiva, ciúme, ressentimento, medo, inveja… É saudável reconhecer esses sentimentos e tentar melhorar a partir daí.
.
Mas se começarmos a ignorar, negar ou reprimir estas emoções, recusando-nos a reconhecer a sua existência, elas tornar-se-ão tóxicas.
A estes comportamentos de rejeição, desprezo ou desvalorização dos nossos sentimentos, perspectivas ou experiências, ou dos de outra pessoa, chama-se invalidação emocional.
Acontece quando negamos a validade das experiências humanas genuínas e optamos por sentir “apenas vibrações positivas” durante todo o dia, todos os dias. No final, acabamos por fingir que somos felizes.
“Fingir até ser verdade” pode fazer com que tudo pareça bem durante algum tempo, mas, a longo prazo, irá criar uma enorme pressão emocional. 😰
Por outro lado, quando forçamos os outros a ignorar a sua dor e sofrimento e concentrar-se no “lado positivo”, estamos a encorajá-los a reprimir o que sentem e a ficar em silêncio sobre as dificuldades que estão realmente a passar. 🤐
As emoções negativas não são todas más
Como é que aprendemos se não distinguirmos o bom do mau?
Aprendemos com as experiências negativas. Se continuarmos a fugir, a evitar ou a silenciar a experiência negativa, acabará por explodir nas nossas mãos. Evitar ou negar o sofrimento é apenas uma forma diferente de sofrimento.
Quando alguém transmite a mensagem de que só são permitidos bons sentimentos à sua volta, torna-se difícil para os outros exprimirem algo que não sejam “boas vibrações” na sua presença.
A maior parte das pessoas não quer ser vista como o “amigo deprimente” que espalha energias negativas, por isso, optamos por aguentar e fingir que está tudo bem.
Esconder ou negar os sentimentos pode conduzir a um grande stress no organismo e aumentar a dificuldade para enfrentar pensamentos e sentimentos angustiantes. Além disso, as emoções reprimidas manifestar-se-ão mais tarde sob a forma de ansiedade, depressão e até doença física. 💫 💫
O problema não está na positividade em si. O problema está em ser demasiado insistente em relação a uma mentalidade positiva e em invalidar as emoções das pessoas, ignorando, negando, criticando ou rejeitando os seus sentimentos. A longo prazo, este comportamento terá repercussões negativas na saúde mental e no bem-estar das pessoas.
Mindfulness é a prática de concentrar a nossa atenção no momento presente e aceitá-lo sem julgamento, focando os aspectos positivos da experiência humana, como a felicidade, o bem-estar e o crescimento. Estas técnicas, que comprovadamente ajudam a regular as nossas emoções, aumentam a resiliência, reduzem o stress e melhoram a saúde em geral, colocam uma forte ênfase na positividade.
Mas cultivar a positividade e forçar a positividade são duas coisas muito diferentes.
O mindfulness, ou atenção plena, também tem que ver com a validação emocional, que é o ato de reconhecer, aceitar e apoiar os nossos próprios sentimentos, perspectivas ou experiências, bem como os dos outros, sem os julgar.
É importante reconhecer a realidade das nossas emoções, verbalizando-as e tirando-as do nosso caminho, para fora do nosso corpo. É isto que nos mantém saudáveis, e alivia a tensão e o stress. Para nos livrarmos da negatividade, temos primeiro de a reconhecer e validar. Como é que se luta contra algo cuja existência se nega?
Aceitarmo-nos tal como somos é o caminho para uma vida emocional e física saudável. Reconhecer os sentimentos das outras pessoas promove relações saudáveis e positivas.
Impactos da positividade tóxica:
- Impede as pessoas de processarem e lidarem com as suas emoções de uma forma saudável, o que pode resultar em entorpecimento ou inépcia emocional.
- Reduz a capacidade de tolerar pensamentos e emoções difíceis e, consequentemente, dificulta a capacidade de adaptação à mudança.
- Aumenta o stress, a ansiedade, a depressão e a solidão, uma vez que as pessoas se sentem isoladas e sem apoio dos outros.
- Prejudica as relações, uma vez que as pessoas se sentem incompreendidas, não ouvidas ou julgadas.
- Diminui a auto-estima, uma vez que as pessoas interiorizam a mensagem de que as suas emoções são erradas ou inaceitáveis.
- Ignorar as emoções genuínas das pessoas e fazê-las sentirem-se culpadas ou envergonhadas faz com que se sintam pior.
E o que dizer da positividade tóxica no trabalho?
Aplicam-se as mesmas regras. Um líder positivo é certamente uma coisa boa!
Inspira, motiva e capacita os outros para atingirem os seus objectivos e realizarem o seu potencial. Também cria um ambiente de trabalho positivo que promove a confiança, a colaboração e o bem-estar entre os funcionários.
Mas já vimos que ser positivo não significa invalidar as emoções negativas das pessoas.
De facto, a validação emocional terá um impacto muito mais positivo na cultura e no ambiente de trabalho, bem como no bem-estar dos líderes e dos trabalhadores.
Impactos da positividade tóxica no local de trabalho:
- Pode diminuir o empenho, a motivação e o desempenho dos trabalhadores, uma vez que estes se sentem desvalorizados e não são ouvidos pelos seus líderes ou colegas.
- Pode aumentar a rotatividade dos trabalhadores, o absentismo e o esgotamento, uma vez que estes se sentem stressados e frustrados no trabalho.
- Pode prejudicar a confiança, a colaboração e a comunicação entre os colegas de trabalho e entre estes e os seus líderes, uma vez que se sentem alienados da sua equipa ou organização.
- Pode prejudicar a saúde e o bem-estar mentais dos trabalhadores, uma vez que aumenta a ansiedade, a baixa auto-estima e o sofrimento emocional.
Exemplos de validação emocional no local de trabalho:
- Ouvir activa e atentamente o que os outros dizem e como o dizem
- Manifestar empatia e compaixão pelo que sentem e porquê
- Reflectir sobre o que eles disseram sem julgar
- Mostrar interesse e curiosidade pela sua perspectiva ou situação
- Fazer perguntas abertas para clarificar ou explorar os seus sentimentos
- Afirmar os seus pontos fortes e capacidades para lidar com os desafios
- Oferecer apoio ou assistência, se necessário ou solicitado
Portanto, já vimos a importância de evitar a positividade tóxica e, em vez disso, praticar a validação emocional no trabalho e em todos os aspectos da nossa vida.
Veja agora alguns exemplos de validação emocional para ajudar as pessoas a lidar com as suas emoções e a promover a resiliência psicológica no nosso infográfico:
Ser uma pessoa saudável e equilibrada implica ter consciência de nós próprios e da forma como nos apresentamos aos outros.
Se se reconhece como alguém que pratica a positividade tóxica, está na altura de parar. ☢️
Esta mentalidade pode ser prejudicial tanto para si como para as pessoas de quem gosta. Em vez da positividade tóxica, procure o equilíbrio e aceite tanto as emoções positivas como as negativas.
Se, por outro lado, estiver a sofrer com as atitudes tóxicas de positividade de um terceiro, comece a estabelecer limites. Não deixe que a pessoa o julgue e tenha o poder de o impedir de ser autêntico e de exprimir a sua verdade.
“Positividade positiva”:
- Pense positivamente: seja sincero sobre o que sente e positivo sobre o que pensa; isso pode moldar a forma como encara as situações e ajuda a manter uma abordagem à vida e às mudanças que lhe são inerentes.
- Seja positivo em relação ao futuro: não pode fingir que as coisas que aconteceram no passado não o magoaram, mas nada o impede de ter vibrações positivas em relação ao que está para vir.
- Envolver-se em actividades saudáveis e positivas: escolha actividades que sejam saudáveis e benéficas e que dêem sentido à sua vida; encontre um trabalho significativo, cuide do seu corpo e comece ou continue um passatempo que o ajude a lidar com o stress diário.
Para terminar…
Lembre-se de que a chave é encontrar o equilíbrio. Não há problema em cometer erros ao longo do caminho, desde que se aprenda com eles e se continue a avançar.
A vida é tão imperfeitamente bela — abrace a experiência completa e colha as recompensas de viver plenamente. 🧬 🌀 ✨
Esperamos que tenha gostado da nossa opinião sobre este assunto! Aproveite para visitar o nosso site, que mostra a experiência e a dedicação da nossa equipa em fornecer serviços de tradução profissionais de alta qualidade.
Veja o que podemos fazer por si hoje:
0 Comments