Aquelas dores de fim-de-semana: Uma história de hormonas — Parte 1

Já reparou como, depois de uma semana de trabalho árduo, chega o fim-de-semana e, como se seguindo um calendário, surge uma daquelas enxaquecas incómodas ou o desconforto digestivo, ou as dores na coluna…?

#saude #hormonas #stress

Se, como eu, trabalhar numa área como as traduções, revisões ou copywriting, já trabalha há décadas diante de um ecrã, a teclar diariamente, e quando consegue tirar uns dias de folga (supostamente) para relaxar, é logo visitado pelas dores massacrantes da tendinite ou pela dor de cabeça das muitas horas passadas em frente aos ecrãs.

E quando finalmente está de férias, é brindado com gripes ou gastroenterites, ou dores difusas que nem sabe bem de onde vêm…!

Parece “mau-olhado”, não é verdade?

Quem é que “lá em cima” está decidido a não nos deixar descansar? 🙄

Coincidência horrível ou maldição? 🔮

Não, as dores não surgem magicamente como um mau-olhado ou um castigo, propositadamente para nos arruinar o tão merecido e almejado repouso.

Mas, com uma tal constância, não pode ser mera coincidência! Isso desafiaria toda a lógica. Então, porque acontece?

 

E se lhe dissermos que não — não é coincidência?

O que se passa é que as suas dores sempre estiveram ali. Simplesmente, não as percebia e não reconhecia que lá estavam.

 

No inglês, fala-se de leisure sickness (a doença do lazer), nome dado a uma suposta condição, mas não universalmente reconhecida, pela qual algumas pessoas desenvolvem sintomas de doença durante os fins-de-semana e/ou férias.

A leisure sickness afecta principalmente, aqueles que são caracterizadas como workaholics (viciados no trabalho). Mas não só! E não se trata de uma invenção, não é algo “fabricado” por mentes sensíveis!

 

Normalmente, se pensarmos em retrospectiva, quando acontece já o sentíamos há alguns dias: uma espécie de ameaça de garganta a “arranhar” pela manhã, um cansaço insidioso que surge de vez em quando…

Contudo, de uma forma inconsciente, decidíamos ignorar — como teríamos nós tempo para adoecer se temos aquela carga de trabalho à nossa espera no computador?

 

Afinal, temos terceiros que dependem de nós para cumprir prazos.

Não, nem pensar, é só uma impressão — afastamos esses pensamentos — não estamos a adoecer porque temos prazos a cumprir!

 

A semana segue o seu curso e, por fim chegada a Sexta-feira, uma pessoa adormece “a vender saúde”, e eis que acorda no Sábado de manhã com uma dor de garganta fulminante!

Está “oficialmente” doente, com aquele maldito resfriado ou aquela gripe que andam por aí, transportados no ar, e já não há como negar.

Já lhe aconteceu, certo? Intrigado? 🤒🤒

 

O suspeito do costume

O “culpado” é um nosso velho e infame conhecido: o stress!

 

A verdade é que o nosso corpo estava tão cheio de adrenalina até àquela manhã de Sábado em que parámos de trabalhar que, inconscientemente, não nos tínhamos permitido “ceder” ao facto de nos sentirmos mal.

 

Quanto mais distracções tivermos, quanto mais ocuparmos corpo e a mente, menos nos apercebemos dos nossos sintomas ou de que nos sentimos doentes.

Ao contrário, todo o tempo livre que temos na pausa do fim-de-semana ou das férias permite-nos finalmente perceber os sintomas que até então tinham sido reprimidos.

 

Estará provavelmente a pensar que é impossível não nos darmos conta de que estamos doentes.

Como é que uma enxaqueca ou uma garganta inflamada poderiam passar despercebidas?

Está a subestimar o poder do cérebro sobre o corpo!

 

O stress leva-nos a produzir hormonas, como a adrenalina e o cortisol, que nos permitem abafar temporariamente os sintomas para podermos continuar a funcionar.

A adrenalina estimula o sistema imunitário, enquanto o cortisol o suprime.

 

Quando as pressões do trabalho diminuem e nos sentimos mais descontraídos e relaxados, o nosso corpo já não necessita de produzir tanta adrenalina para nos manter constantemente no “modo Turbo”!

Simultaneamente, aumenta os nossos níveis de cortisol, enfraquecendo o sistema imunitário.

 

Mas as gripes, as otites, as gastroenterites, etc. são causadas por organismos vivos, bactérias ou vírus. 🦠🦠

Como poderíamos nós contrair uma infecção só porque as hormonas entraram em acção?

 

Pelo mesmo motivo: o processo de diminuição da adrenalina e a sua substituição pelo cortisol, vão “desligar” o sistema imunitário, a nossa barreira contra a doença, o que nos deixa especialmente vulneráveis a infecções.

Da mesma forma, no início de uma pausa, após um período de maior stress, podemos sentir-nos deprimidos! 🥺

O efeito de desilusão causado pela quebra da adrenalina e o aumento do cortisol, pode resultar no surgimento de sintomas como ansiedade, depressão e irritabilidade.

 

O mal-estar mental e emocional, por si só, é capaz de enfraquecer o sistema imunitário e deixar-nos mais susceptíveis à doença.

E nós, que fazemos teletrabalho, não somos imunes ao problema. De todo!

 

Não deixe de ler a segunda parte deste artigo onde aprofundamos o papel das hormonas neste cenário e oferecemos sugestões úteis para resolver o problema!

 

👉🏼 “Quase tudo volta a funcionar se o desligar por alguns minutos… Isso vale para si também.” — Anne Lamott

 

Gostou do artigo?

Então, visite também a nossa página de serviços para conhecer os serviços profissionais de tradução, transcriação, revisão e copywriting que temos para lhe oferecer:

👉🏼 https://verbarium-boutique.com/servicos-linguisticos/

Sobre o nosso blogue

Aqui, exploramos temas que nos são queridos e relevantes. Sérios, mas com um toque de humor e apimentados pela nossa paixão pela escrita! Conheça-nos “nos bastidores” e partilhe a sua opinião através dos comentários!

About our blog

This is where we explore topics that we hold dear or that are relevant. Serious, with a hint of humor and spiced up by our passion for writing! Get to know us “behind the scenes” and share your opinion in the comments section!

Tags

abrandar (1)acordo ortográfico (2)agência de tradução (1)aprendizagem (1)aprendizagem automática (2)aspirações (1)assertividade (1)audiência (1)auto-cuidado (2)bem-estar (3)bem-estar mental (1)benefícios (1)brief (2)burnout (1)cat tools (4)chefe (1)competências (1)comunicação (1)consciência (1)controlo de qualidade (2)copy de marketing (2)copywriting (7)desafios (2)desafios do tradutor (1)desempenho (1)desenvolvimento (1)desenvolvimento pessoal (2)dicas (2)diferenças (1)discurso público (1)disparidade de género (1)diversidade (2)envolvimento social (1)equidade (2)equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (2)equity (1)erros de tradução (1)escrita criativa (11)ferramentas (1)ferramentas de gestão da tradução (3)freelancer (4)freelancing (1)gestão (1)gestão do tempo (1)glossários (1)hormonas (2)IA (3)igualdade (1)ikigai (1)influenciar (1)inspirar (1)inteligência artificial (3)inteligência emocional (1)inteligência social (1)justiça (2)liderança (3)liderança positiva (1)lifestyle (1)linguagem (4)local de trabalho (1)localização (2)líder (1)marketing (8)medo (1)mindfulness (2)MTPE (2)multitasking (1)objectivo (1)palavras-chave (1)pausas (2)perda (1)português do brasil (1)português europeu (1)positividade (1)preconceito consciente (1)preconceito inconsciente (1)problemas de tradução (1)processo criativo (3)profissão (1)psicologia (1)pós-edição (3)realizações (1)recursos (1)recursos de copywriting (2)repouso (2)revision (1)revisor (1)revisão (4)ritmo de vida (1)rotina (1)satisfação profissional (1)saúde mental (1)SEO (2)serviços de tradução (2)single tasking (1)slow living (1)sociedade (2)stress (3)sucesso (1)tecnologias de tradução (3)teletrabalho (7)terminologia (1)trabalho (3)trabalho de equipa (1)tradutores profissionais (2)tradução (12)tradução assistida por computador (1)tradução automática (5)tradução certificada (1)tradução de marketing (1)tradução especializada (1)tradução humana (1)tradução juramentada (1)tradução jurídica (1)tradução técnica (1)traduções certificadas (2)traduções especializadas (2)traduções técnicas (2)transcriação (7)técnicas de escrita (1)validação emocional (1)

0 Comments

Gostou deste artigo?
Inscreva-se na nossa newsletter

Receba informações sobre as ofertas e novidades que temos para si, e fique a par da publicação de novos artigos de interesse no nosso blogue.

    Did you like the article? Subscribe to our newsletter

    Receive information about the offers and news we have for you and keep up-to-date with new blog publications that suit your interests.

      Leia mais

      Leia mais

      Sucesso, uma jóia multifacetada

      Sucesso, uma jóia multifacetada

      O sucesso não é uniforme. Não é o mesmo para o(a) leitor(a) e para mim. E, quer seja grandiosa ou subtil, cada história de sucesso acrescenta cor à tapeçaria humana. 🌟Independentemente do tipo de sucesso que procura, trata-se de uma busca activa. Por isso, arregace as mangas e persista. Essa é a ponte entre a aspiração e a realização.

      read more

      Read more

      Read more

      Sucesso, uma jóia multifacetada

      Sucesso, uma jóia multifacetada

      O sucesso não é uniforme. Não é o mesmo para o(a) leitor(a) e para mim. E, quer seja grandiosa ou subtil, cada história de sucesso acrescenta cor à tapeçaria humana. 🌟Independentemente do tipo de sucesso que procura, trata-se de uma busca activa. Por isso, arregace as mangas e persista. Essa é a ponte entre a aspiração e a realização.

      read more

      Pedido de Orçamento

      Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

        Nome*

        Empresa

        E-mail*

        Confirmar e-mail*

        Nº telefone

        NIF

        Serviço pretendido

        Prazo de entrega

        Mensagem (opcional)

        * Preenchimento obrigatório

        Pedido de Orçamento

        Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

          Nome*

          Empresa

          E-mail*

          Confirmar e-mail*

          Nº telefone

          NIF

          Serviço pretendido

          Prazo de entrega

          Mensagem (opcional)

          * Preenchimento obrigatório

          Request Quote Form

          Fill out the form below to request a free quote. We will send you our proposal as soon as possible.

            Name*

            Company

            Email*

            Confirm email*

            Phone No

            VAT No

            Service

            Deadline

            Message

            * Mandatory fields

            Request Quote Form

            Fill out the form below to request a free quote. We will send you our proposal as soon as possible.

              Name*

              Company

              Email*

              Confirm email*

              Phone No

              VAT No

              Service

              Deadline

              Message

              * Mandatory fields