A comunicação é a sua melhor amiga…? Ou será que o deixa “pendurado”?

A comunicação é essencial. De certa forma, toda a gente concorda com esta afirmação, mas quando chega o momento decisivo e acontece algo, a maior parte das pessoas tem dificuldade em comunicar.

A maior parte das orientações para uma comunicação eficaz a nível profissional às quais temos acesso abordam a forma como devemos comunicar com pessoas que se encontram no mesmo espaço físico que nós…

Mas e se não estiverem?

Por vezes, as equipas que trabalham remotamente têm dificuldade em transmitir correctamente as suas ideias e a forma como se sentem através de e-mail. É claro que o Skype ou outro software de videoconferência pode ser a resposta em algumas situações, mas nem sempre é possível. Por isso, qual é a solução?

Em duas palavras: orientações pessoais.

Se não tem orientações pessoais, não importa se a empresa para a qual trabalha tem o melhor e mais abrangente manual de conduta profissional. Surgirão sempre algumas situações; será sempre chamado a intervir e espera-se que comunique. Obviamente, isto também acontece com pessoas que trabalham por conta própria.

Trabalhe com base nestas orientações pessoais quando está sozinho. Nelas, estabeleça um conjunto de intenções que irão ajudá-lo lidar com uma situação quando esta surgir. Em vez de se limitar a reagir emocionalmente a uma situação, recorra a este conjunto de intenções que já está dentro de si.

Este conjunto, poderá incluir:

1. Todos os lados contam e a maior parte dos mal-entendidos ocorrem porque as pessoas envolvidas só vêem um dos lados (normalmente o seu).

2. Talvez a outra pessoa esteja a ter um bom dia, mas também é possível que seja o pior dia da sua vida. Não faça juízos de valor e opte sempre por ser amável (e justo, veja o ponto 1).

3. Seja um líder por direito próprio. Um líder não é apenas alguém que ocupa um posição de poder no seio de uma empresa; qualquer pessoa pode (e deve) ser um líder na sua própria vida. Dê o exemplo.

4. Evite um tom condescendente. Talvez saiba mais sobre um assunto do que o seu colega, mas isso não significa que tenha de lho esfregar na cara. Seja sensível e lembre-se que há sempre alguém que sabe mais sobre um assunto que não domina. Não se esqueça de ser humilde.

5. Leia o texto que escreveu as vezes que forem necessárias. Não se limite a escrever e a enviar logo em seguida. Respire fundo, leia-o várias vezes e, se possível, faça uma pequena pausa e leia-o novamente. Uma mente “limpa” é uma mente mais perspicaz.

6. Comunicação clara e concisa. Tente utilizar frases claras e evite “sobrecarregar” o assunto falando de demasiadas coisas diferentes. Lembre-se de que a outra pessoa não está dentro da sua cabeça e se lhe der um mapa com demasiadas estradas, é bem provável que se perca.

E por fim:

Avalie as suas capacidades de comunicação. Pense verdadeiramente em si mesmo e como reage a tudo o que o rodeia (tanto a nível físico como virtual). Acha difícil comunicar e sente-se muito desconfortável quando tem de lidar com uma situação de forma calma e equilibrada? Se isto acontece consigo, porque não tenta estudar o assunto? Encha as prateleiras de bons livros, faça uma formação, veja vídeos sobre pessoas entendidas no tema. O melhor de tudo é que, no final, não só melhorou as suas capacidades de comunicação, mas será efectivamente uma melhor versão de si mesmo. Uma versão mais aberta, confiante e justa. Quem não quererá trabalhar com alguém assim? ????

Sobre o nosso blogue

Aqui, exploramos temas que nos são queridos e relevantes. Sérios, mas com um toque de humor e apimentados pela nossa paixão pela escrita! Conheça-nos “nos bastidores” e partilhe a sua opinião através dos comentários!

About our blog

This is where we explore topics that we hold dear or that are relevant. Serious, with a hint of humor and spiced up by our passion for writing! Get to know us “behind the scenes” and share your opinion in the comments section!

Tags

abrandar (2)acordo ortográfico (3)agência de tradução (2)AI (2)aprendizagem automática (3)artificial intelligence (1)Assertividade (1)audience (1)audiência (3)auto-cuidado (1)automatic translation (1)bem-estar (3)brief (4)burnout (3)CAT tools (5)challenges (1)challenges of the translator (1)computer-aided translation (1)controlo de qualidade (3)copy de marketing (3)copywriting resources (1)criatividade (3)desafios do tradutor (2)Desempenho (2)Desenvolvimento (2)Development (1)dicas (5)discurso público (3)diversity (2)Emotional intelligence (2)envolvimento social (2)equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (1)erros de tradução (3)fear (1)ferramentas de gestão da tradução (4)freelancer (5)Freelancing (1)Gestão (2)gestão do tempo (1)glossários (2)human translation (1)ikigai (2)inteligência artificial (3)Inteligência emocional (2)keywords (1)language (2)Leadership (3)legal translation (1)Liderança (2)linguagem (4)Local de trabalho (2)machine-translation (2)machine learning (1)Management (1)marketing (7)marketing copy (1)medo (3)mindfulness (3)MTPE (4)orientações pessoais (2)palavras-chave (2)perda (1)Performance (1)processo criativo (4)Profissão (1)proofreader (1)public speech (1)quality control (1)recursos de copywriting (2)remote working (1)resources (1)revisor (2)ritmo de vida (2)saúde mental (1)SEO (2)serviços de tradução (3)slow living (2)social engagement (3)sworn translation (1)teamwork (3)tecnologias de tradução (4)terminologia (2)tips (2)trabalho de equipa (2)tradutores profissionais (3)tradução assistida por computador (2)tradução automática (2)tradução juramentada (2)tradução jurídica (2)tradução técnica (2)translation agency (1)translation errors (1)translation management tools (1)translation services (1)translation technologies (1)wellness (3)work-life balance (1)Workplace (2)

0 Comments

Gostou deste artigo?
Inscreva-se na nossa newsletter

Receba informações sobre as ofertas e novidades que temos para si, e fique a par da publicação de novos artigos de interesse no nosso blogue.

    Did you like the article? Subscribe to our newsletter

    Receive information about the offers and news we have for you and keep up-to-date with new blog publications that suit your interests.

      Leia mais

      Leia mais

      No Results Found

      The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

      Read more

      Read more

      No Results Found

      The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

      Pin It on Pinterest

      Share This

      Pedido de Orçamento

      Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

        Nome*

        Empresa

        E-mail*

        Confirmar e-mail*

        Nº telefone

        NIF

        Serviço pretendido

        Prazo de entrega

        Mensagem (opcional)

        * Preenchimento obrigatório

        Pedido de Orçamento

        Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

          Nome*

          Empresa

          E-mail*

          Confirmar e-mail*

          Nº telefone

          NIF

          Serviço pretendido

          Prazo de entrega

          Mensagem (opcional)

          * Preenchimento obrigatório

          Request Quote Form

          Fill out the form below to request a free quote. We will send you our proposal as soon as possible.

            Name*

            Company

            Email*

            Confirm email*

            Phone No

            VAT No

            Service

            Deadline

            Message

            * Mandatory fields

            Request Quote Form

            Fill out the form below to request a free quote. We will send you our proposal as soon as possible.

              Name*

              Company

              Email*

              Confirm email*

              Phone No

              VAT No

              Service

              Deadline

              Message

              * Mandatory fields