As interacções sociais entre os colegas de trabalho são importantes?
Os seres humanos são intrinsecamente sociais. Fomos feitos para comunicar e partilhar. Os seres humanos felizes e saudáveis precisam de ligações sociais sólidas. Felicidade e saúde, por seu turno, reflectir-se-ão no nosso desempenho e produtividade .
Portanto, a resposta é um rotundo SIM, o compromisso social é extremamente importante. 👍
Com efeito, socializar no trabalho promove uma percepção positiva do local de trabalho , o que amplia a satisfação dos trabalhadores. Os empregadores devem promover interacções sociais, tanto nas reuniões e celebrações da empresa como no local de trabalho, para ajudar os trabalhadores a formar boas relações com os seus colegas. Isto contribuirá para uma mão-de-obra mais produtiva e bem-sucedida , aumentará a moral geral, e melhorará a lealdade . 🤝🏻🤝🏻
Os especialistas em psicologia e sociologia sempre estudaram a necessidade de pertença do homem.
Abraham Maslow inclui o sentido de pertença como uma das principais necessidades humanas , juntamente com a alimentação, a segurança e o abrigo.
As pessoas precisam do contacto humano, por isso, fazer ligações e construir laços acontece naturalmente. Nesta óptica, é bastante óbvio que os elos com as outras pessoas não se devem limitar às nossas vidas pessoais. As relações de trabalho são cruciais, e o sentido de pertença é a principal motivação para o bem-estar dos trabalhadores. 👩 💼💼
O lado positivo 👍🏻
É provável que esteja a pensar que a maioria das empresas deseja que os seus funcionários “se dêem bem”, mas sempre preservando a ordem e o decoro, uma vez que “eles estão lá para trabalhar, não para fazer amigos”.
Mas é essa a questão! Não basta sermos apenas educados e tolerarmos os nossos colegas de trabalho. Não estamos aqui a falar de ultrapassar quaisquer limites ou de exagerar e começar a fazer festas loucas de bebedeira no escritório. Mas os funcionários necessitam de criar ligações a um nível mais pessoal.
O que queremos dizer com envolvimento social é permitir que os funcionários se envolvam socialmente, uns com os outros e com a empresa, para que possam formar ligações para além da esfera profissional a fim de criar o tão necessário sentido de pertença.
As ligações pessoais são fundamentais para a felicidade e o bem-estar porque as relações são o que nos proporciona apoio emocional e aumenta o nosso sentido de valor próprio.
A felicidade deve ser vista como um aspecto importante para o bem-estar dos funcionários. Relações amigáveis com as pessoas com quem trabalhamos — e mesmo os nossos supervisores e o nosso patrão — podem tornar-nos mais felizes, reconhecidos, motivados e mais realizados no nosso trabalho.
Alguns empregadores poderão pensar que a socialização no escritório implicará menos tempo dedicado às tarefas, e/ou menos concentração, o que diminuirá a produtividade. No entanto, os estudos comprovam claramente que funcionários que socializam mais criam um ambiente de trabalho mais agradável, o que não diminui a produtividade, mas exactamente o oposto.
As boas relações reduzem os níveis de stress dos funcionários, o que se reflecte numa melhor saúde global, ampliando a produtividade e melhorando o desempenho.
.
Os estudos mostram que funcionários saudáveis e felizes tendem a ter níveis de desempenho mais elevados , perdem menos dias por doença e ajudam a construir um ambiente de trabalho mais enérgico e positivo.
É por isso que é importante que os empregadores encorajem a interacção social e o envolvimento no local de trabalho.
O lado negativo 👎🏻
Lamentavelmente, muitos empregadores ainda acreditam que a única forma de aumentar a produtividade é dirigir com mão de ferro!
Mudar mentes não é uma tarefa fácil — mudar mentalidades é ainda mais difícil.
Outra desvantagem é que construir relações no trabalho pode ser muito intimidante para os introvertidos. 😳 O local de trabalho é para muitos um lugar bastante solitário, mas alguns de nós preferem mesmo ser deixados em paz.
Além disso, mesmo que sejamos pessoas mais extrovertidas e sociais, nem sempre é fácil encontrar formas de criar laços com os colegas ou levar as coisas para um nível mais pessoal.
Mas nós passamos a maior parte do nosso tempo a trabalhar! É por isso que é tão importante ter sentimentos positivos face ao nosso local de trabalho e às pessoas que ali trabalham.
Um ambiente de trabalho que promova os laços sociais torna os funcionários mais dedicados e motivados a dar o seu melhor, sentindo-se parte de uma comunidade, algo que é mais abrangente do que eles próprios, sentindo que os valores e a missão da empresa têm realmente significado, e com um verdadeiro sentido de pertença!
O que pode fazer?
Os empregadores podem criar uma cultura mais social no local de trabalho, enfatizando a importância de criar laços para o bem-estar social e emocional do pessoal no seu todo, ou implementar um programa de wellness que os funcionários possam realizar em conjunto.
Damos-lhe algumas dicas para o ajudar a transitar para uma cultura de trabalho mais social, positiva e saudável:
Menos stress
Níveis elevados de stress conduzem ao burnout, ou ao stress crónico, o que acabará por conduzir a baixos níveis de energia, doença e, em última análise, absentismo. A criação de laços sociais no trabalho contribui para uma diminuição significativa dos níveis de stress.
Mais lealdade
Os funcionários com relações de trabalho de qualidade tendem a ser mais empenhados e leais.
Uma cultura empresarial sólida que fomente a confiança, o respeito, o trabalho de equipa, a colaboração e a lealdade cria um ambiente coeso no local de trabalho que motiva as pessoas.
Criar um espaço social
Se não existe uma área no escritório onde as pessoas possam sentir-se confortáveis para ter uma conversa informal com colegas, crie um local onde possam socializar durante alguns minutos sem criar uma distracção para os outros colegas de trabalho.
Se houver uma sala vazia algures, perfeito! Basta colocar algumas cadeiras ou sofás e uma mesa para criar uma área social onde as pessoas possam conviver quando fazem pequenas pausas. Caso não exista, basta um simples e charmoso “ cantinho do café ” perto do dispensador de água. O chamado cantinho do café, tal como o nome indica pode ser “enfiado” em qualquer canto: uma mesa ou móvel que possa ser usado como uma pequena bancada, com uma máquina de café, cafés, pacotes de açúcar, saquetas de chá e um jarro eléctrico, algumas chávenas e colheres, e… voilà! ☕☕
Partilhar refeições
Os seres humanos criam laços mais facilmente quando partilham refeições juntos. Na natureza, para a maioria dos animais, é impensável partilhar uma refeição com o inimigo… Provavelmente ele é o predador, e a presa não quer cheirar a almoço!
Os empregadores podem utilizá-las para fomentar o envolvimento social, organizando almoços de equipa e jantares da empresa.
Celebrar
Não perca oportunidades para celebrar com os seus funcionários. 🥳
Não se trata apenas da costumeira festa de Natal do escritório, mas sim de encontrar diferentes razões para celebrar. Por exemplo, crie eventos para reconhecer os funcionários pelo seu trabalho árduo, ou celebrar a realização de uma das metas da empresa.
No mínimo, realize o habitual encontro anual e reúna as pessoas para encontros casuais para comemorar os dias festivos.
Os encontros sociais são uma excelente forma de desenvolver relações entre colegas de trabalho, colaboradores e supervisores — isto não significa que deixe de fomentar o respeito pelos quadros superiores da empresa, mas sim que se criem relações positivas e respeitosas com a chefia.
Ambiente de trabalho positivo
Um ambiente de trabalho positivo , que promove uma comunicação positiva, ajuda as pessoas a sentirem-se confortáveis no escritório e umas com as outras.
A positividade pode ser inspirada pela utilização de mensagens positivas e motivadoras.
Aqui estão mais algumas sugestões para o ajudar a criar o ambiente:
❥ Promover o feedback positivo
❥ Promover a empatia, especialmente dos que se encontram numa posição de liderança
❥ Partilhar conhecimentos
❥ Não criticar, fazer sugestões e oferecer ajuda
❥ Mostrar um interesse genuíno pelos outros, não ser falso e não forçar as relações
❥ Praticar a gratidão
❥ Reconhecer as pequenas vitórias e realizações
❥ Não promover mexericos ou drama, praticar a resolução positiva de conflitos
❥ Criar relações saudáveis e laços fortes com os colegas de trabalho.
Se é empregador/chefe, encontrar formas de promover o relacionamento entre pessoas que trabalham juntas não é assim tão difícil e é certo que irá aumentar o desempenho e a produtividade!
Se é funcionário, é este o caminho certeiro para o bem-estar geral e para trabalhar mais motivado.
Gostou da nossa abordagem a este tema? Não deixe de voltar para outros tópicos e navegar no nosso blogue para mais artigos interessantes — clique aqui !
Subscreva a nossa newsletter para receber notícias, promoções e novos artigos no blogue da empresa!
As interacções sociais entre os colegas de trabalho são importantes?
Os seres humanos são intrinsecamente sociais. Fomos feitos para comunicar e partilhar. Os seres humanos felizes e saudáveis precisam de ligações sociais sólidas. Felicidade e saúde, por seu turno, reflectir-se-ão no nosso desempenho e produtividade .
Portanto, a resposta é um rotundo SIM, o compromisso social é extremamente importante. 👍
Com efeito, socializar no trabalho promove uma percepção positiva do local de trabalho , o que amplia a satisfação dos trabalhadores. Os empregadores devem promover interacções sociais, tanto nas reuniões e celebrações da empresa como no local de trabalho, para ajudar os trabalhadores a formar boas relações com os seus colegas. Isto contribuirá para uma mão-de-obra mais produtiva e bem-sucedida , aumentará a moral geral, e melhorará a lealdade . 🤝🏻🤝🏻
Os especialistas em psicologia e sociologia sempre estudaram a necessidade de pertença do homem.
Abraham Maslow inclui o sentido de pertença como uma das principais necessidades humanas , juntamente com a alimentação, a segurança e o abrigo.
As pessoas precisam do contacto humano, por isso, fazer ligações e construir laços acontece naturalmente. Nesta óptica, é bastante óbvio que os elos com as outras pessoas não se devem limitar às nossas vidas pessoais. As relações de trabalho são cruciais, e o sentido de pertença é a principal motivação para o bem-estar dos trabalhadores. 👩 💼💼
O lado positivo 👍🏻
É provável que esteja a pensar que a maioria das empresas deseja que os seus funcionários “se dêem bem”, mas sempre preservando a ordem e o decoro, uma vez que “eles estão lá para trabalhar, não para fazer amigos”.
Mas é essa a questão! Não basta sermos apenas educados e tolerarmos os nossos colegas de trabalho. Não estamos aqui a falar de ultrapassar quaisquer limites ou de exagerar e começar a fazer festas loucas de bebedeira no escritório. Mas os funcionários necessitam de criar ligações a um nível mais pessoal.
O que queremos dizer com envolvimento social é permitir que os funcionários se envolvam socialmente, uns com os outros e com a empresa, para que possam formar ligações para além da esfera profissional a fim de criar o tão necessário sentido de pertença.
As ligações pessoais são fundamentais para a felicidade e o bem-estar porque as relações são o que nos proporciona apoio emocional e aumenta o nosso sentido de valor próprio.
A felicidade deve ser vista como um aspecto importante para o bem-estar dos funcionários. Relações amigáveis com as pessoas com quem trabalhamos — e mesmo os nossos supervisores e o nosso patrão — podem tornar-nos mais felizes, reconhecidos, motivados e mais realizados no nosso trabalho.
Alguns empregadores poderão pensar que a socialização no escritório implicará menos tempo dedicado às tarefas, e/ou menos concentração, o que diminuirá a produtividade. No entanto, os estudos comprovam claramente que funcionários que socializam mais criam um ambiente de trabalho mais agradável, o que não diminui a produtividade, mas exactamente o oposto.
As boas relações reduzem os níveis de stress dos funcionários, o que se reflecte numa melhor saúde global, ampliando a produtividade e melhorando o desempenho.
.
Os estudos mostram que funcionários saudáveis e felizes tendem a ter níveis de desempenho mais elevados , perdem menos dias por doença e ajudam a construir um ambiente de trabalho mais enérgico e positivo.
É por isso que é importante que os empregadores encorajem a interacção social e o envolvimento no local de trabalho.
O lado negativo 👎🏻
Lamentavelmente, muitos empregadores ainda acreditam que a única forma de aumentar a produtividade é dirigir com mão de ferro!
Mudar mentes não é uma tarefa fácil — mudar mentalidades é ainda mais difícil.
Outra desvantagem é que construir relações no trabalho pode ser muito intimidante para os introvertidos. 😳 O local de trabalho é para muitos um lugar bastante solitário, mas alguns de nós preferem mesmo ser deixados em paz.
Além disso, mesmo que sejamos pessoas mais extrovertidas e sociais, nem sempre é fácil encontrar formas de criar laços com os colegas ou levar as coisas para um nível mais pessoal.
Mas nós passamos a maior parte do nosso tempo a trabalhar! É por isso que é tão importante ter sentimentos positivos face ao nosso local de trabalho e às pessoas que ali trabalham.
Um ambiente de trabalho que promova os laços sociais torna os funcionários mais dedicados e motivados a dar o seu melhor, sentindo-se parte de uma comunidade, algo que é mais abrangente do que eles próprios, sentindo que os valores e a missão da empresa têm realmente significado, e com um verdadeiro sentido de pertença!
O que pode fazer?
Os empregadores podem criar uma cultura mais social no local de trabalho, enfatizando a importância de criar laços para o bem-estar social e emocional do pessoal no seu todo, ou implementar um programa de wellness que os funcionários possam realizar em conjunto.
Damos-lhe algumas dicas para o ajudar a transitar para uma cultura de trabalho mais social, positiva e saudável:
Menos stress
Níveis elevados de stress conduzem ao burnout, ou ao stress crónico, o que acabará por conduzir a baixos níveis de energia, doença e, em última análise, absentismo. A criação de laços sociais no trabalho contribui para uma diminuição significativa dos níveis de stress.
Mais lealdade
Os funcionários com relações de trabalho de qualidade tendem a ser mais empenhados e leais.
Uma cultura empresarial sólida que fomente a confiança, o respeito, o trabalho de equipa, a colaboração e a lealdade cria um ambiente coeso no local de trabalho que motiva as pessoas.
Criar um espaço social
Se não existe uma área no escritório onde as pessoas possam sentir-se confortáveis para ter uma conversa informal com colegas, crie um local onde possam socializar durante alguns minutos sem criar uma distracção para os outros colegas de trabalho.
Se houver uma sala vazia algures, perfeito! Basta colocar algumas cadeiras ou sofás e uma mesa para criar uma área social onde as pessoas possam conviver quando fazem pequenas pausas. Caso não exista, basta um simples e charmoso “ cantinho do café ” perto do dispensador de água. O chamado cantinho do café, tal como o nome indica pode ser “enfiado” em qualquer canto: uma mesa ou móvel que possa ser usado como uma pequena bancada, com uma máquina de café, cafés, pacotes de açúcar, saquetas de chá e um jarro eléctrico, algumas chávenas e colheres, e… voilà! ☕☕
Partilhar refeições
Os seres humanos criam laços mais facilmente quando partilham refeições juntos. Na natureza, para a maioria dos animais, é impensável partilhar uma refeição com o inimigo… Provavelmente ele é o predador, e a presa não quer cheirar a almoço!
Os empregadores podem utilizá-las para fomentar o envolvimento social, organizando almoços de equipa e jantares da empresa.
Celebrar
Não perca oportunidades para celebrar com os seus funcionários. 🥳
Não se trata apenas da costumeira festa de Natal do escritório, mas sim de encontrar diferentes razões para celebrar. Por exemplo, crie eventos para reconhecer os funcionários pelo seu trabalho árduo, ou celebrar a realização de uma das metas da empresa.
No mínimo, realize o habitual encontro anual e reúna as pessoas para encontros casuais para comemorar os dias festivos.
Os encontros sociais são uma excelente forma de desenvolver relações entre colegas de trabalho, colaboradores e supervisores — isto não significa que deixe de fomentar o respeito pelos quadros superiores da empresa, mas sim que se criem relações positivas e respeitosas com a chefia.
Ambiente de trabalho positivo
Um ambiente de trabalho positivo , que promove uma comunicação positiva, ajuda as pessoas a sentirem-se confortáveis no escritório e umas com as outras.
A positividade pode ser inspirada pela utilização de mensagens positivas e motivadoras.
Aqui estão mais algumas sugestões para o ajudar a criar o ambiente:
❥ Promover o feedback positivo
❥ Promover a empatia, especialmente dos que se encontram numa posição de liderança
❥ Partilhar conhecimentos
❥ Não criticar, fazer sugestões e oferecer ajuda
❥ Mostrar um interesse genuíno pelos outros, não ser falso e não forçar as relações
❥ Praticar a gratidão
❥ Reconhecer as pequenas vitórias e realizações
❥ Não promover mexericos ou drama, praticar a resolução positiva de conflitos
❥ Criar relações saudáveis e laços fortes com os colegas de trabalho.
Se é empregador/chefe, encontrar formas de promover o relacionamento entre pessoas que trabalham juntas não é assim tão difícil e é certo que irá aumentar o desempenho e a produtividade!
Se é funcionário, é este o caminho certeiro para o bem-estar geral e para trabalhar mais motivado.
Gostou da nossa abordagem a este tema? Não deixe de voltar para outros tópicos e navegar no nosso blogue para mais artigos interessantes — clique aqui !
Subscreva a nossa newsletter para receber notícias, promoções e novos artigos no blogue da empresa!
0 Comments