BURNOUT

Queimar até ao fim

A síndrome de burnout — ou síndrome de esgotamento profissional — é uma perturbação psicológica relacionada com o stress prolongado ou crónico que se caracteriza por um estado de tensão emocional decorrente de condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes, resultando na degradação progressiva e lenta da relação do indivíduo com o trabalho.

Infelizmente, o burnout, palavra que em inglês significa “queimar até ao fim”, é cada vez mais prevalecente na nossa sociedade actual, sendo um tema alvo de debate científico e político a nível internacional e amplamente investigado no âmbito da psicologia organizacional. 🔥

Não é surpreendente que professores, policias e profissionais de saúde se encontrem entre as profissões mais atingidas, não só pela sobrecarga horária, mas pelas condições de stress emocional que enfrentam regularmente. 👩‍🏫 👮 👩‍⚕️

É mais comum a perturbação manifestar-se em profissões que requeiram envolvimento interpessoal directo constante ou intensivo, como é o caso das áreas da educação, saúde, assistência social, recursos humanos, estabelecimentos prisionais, bombeiros, polícias…

Na sua génese, a síndrome está mais frequentemente ligada ao mundo do trabalho, mas também pode ser provocada por situações da vida pessoal, como a maternidade.

Afecta ainda as mulheres — mas cada vez mais também homens — com carreiras exigentes que são simultaneamente principais cuidadores dos filhos e/ou outros familiares dependentes. É importante procurar obter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal para evitar o burnout. 💼 🏡

Uma pessoa que sofre de burnout encontra-se num estado de esgotamento físico e mental, sentindo-se desgastada e sobrecarregada, portanto, incapacitada para desempenhar as suas tarefas quotidianas (no trabalho, mas não só). Isto implica um mal-estar generalizado no local de trabalho, quebra de energia, perda de motivação e interesse, e até a redução da capacidade mental e cognitiva.

Burnout não é “fraqueza”, nem tão pouco “frescura” e muito menos “moda”

Sabia que a síndrome de burnout foi descrita pela primeira vez há quase 50 anos?

Foi em 1974 que o psicólogo alemão radicado nos EUA, H. J. Freudenberger designou e descreveu o esgotamento dos profissionais de saúde e cuidados domiciliários, tendo posteriormente alargado a síndrome a todas as actividades profissionais na sua obra de 1980, Burn Out: The High Cost of High Achievement.

Actualmente, a perturbação está registada na 11.ª revisão da CID (Classificação Internacional de Doenças) como um dos factores psicossociais causadores de doença em relação com o emprego e o desemprego.

A Organização Mundial de Saúde define o burnout como “uma sensação de fadiga intensa, perda de controlo e incapacidade de alcançar resultados concretos no trabalho”.

Causas e repercussões

Temos focado principalmente a sobrecarga de trabalho, contudo, o burnout é multifactorial e a tensão profissional pode decorrer de:

  • tensões entre colegas ou com superiores
  • disparidades de tratamento/salários
  • elevada competitividade
  • objectivos irrealistas/pouco concretos
  • sobrecarga de tarefas
  • actividade muito intensa
  • trabalho sujeito a riscos físicos
  • alterações no horário de trabalho
  • mau ambiente geral na empresa
  • insegurança e instabilidade do emprego
  • situações de assédio e bullying
  • problemas pessoais que interferem no trabalho

A sensação de esgotamento físico e emocional gera uma panóplia de atitudes e comportamentos negativos, entre os quais se destacam:

  • agressividade e irritabilidade
  • isolamento social
  • pessimismo
  • alterações do humor
  • dificuldade de concentração
  • lapsos de memória
  • ansiedade e depressão
  • baixa auto-estima
  • desmotivação, apatia
  • sentimento de inutilidade ou fracasso
  • perda de produtividade
  • fraco desempenho
  • absentismo

O burnout é uma perturbação psicológica com forte impacto sobre a saúde do corpo e existem vários sintomas físicos que são manifestações concretas desta síndrome:

  • insónias/alterações do sono
  • dor de cabeça/enxaqueca
  • dores lombares/musculares
  • palpitações
  • hipertensão arterial
  • sudorese
  • crises de asma
  • distúrbios gastrointestinais
  • falta ou excesso de apetite
  • fadiga constante
  • sistema imunitário comprometido

Diagnóstico precoce

Os sintomas, heterogéneos e com graus de importância variados, costumam ser insidiosos e progressivos, tornando difícil o diagnóstico atempado. Esta deterioração da relação do indivíduo com o seu trabalho pode ser extremamente lenta — estamos a falar em semanas, meses ou até anos. A recuperação pode, igualmente, demorar semanas, meses ou anos.

Além disso, é muito fácil confundir o burnout, principalmente num estádio inicial, com outras perturbações e doenças psicológicas.

Contudo, não queremos aqui explorar o diagnóstico clínico propriamente dito, porque não nos compete.

Queremos sim reforçar a importância de detectar precocemente os potenciais sintomas, já que essa é a chave para evitar a doença crónica e é algo que podemos fazer a nível pessoal e empresarial.

A armadilha dos círculos viciosos

círculo vicioso”:

• raciocínio que pretende demonstrar a verdade de uma proposição que só pode ser demonstrada através de outra, que por sua vez é demonstrada através da primeira [Lógica].

• conjunto de problemas, ideias ou factos, geralmente negativos, que se encadeiam num processo sem resolução e regressam ao problema, ideia ou facto inicial.

A síndrome de burnout é consequência directa da tensão emocional da vida profissional, mas dá origem a uma dificuldade em manter as relações interpessoais com os outros, abalando profundamente as pessoas afectadas na esfera profissional e também na vida pessoal.

O burnout apresenta várias armadilhas sob a forma de círculos viciosos que podem ser verdadeiramente difíceis de vencer.

Falta de entusiasmo

O stress e a frustração geram negatividade e cinismo em relação ao trabalho. Eis o primeiro círculo vicioso: não se sente motivado e não se consegue distanciar dos problemas, por isso, logo ao acordar de manhã já não tem vontade de ir para o trabalho, quanto mais permanecer lá por 8 horas. Esta aura de sacrifício acaba por se reflectir no comportamento dos seus colegas e superiores para consigo. Ao sentir-se desvalorizado e criticado, estará ainda mais vulnerável à falta de reconhecimento e ao esgotamento, o que fará com que se sinta ainda menos motivado no dia seguinte.

Irritabilidade e mau humor

Sente que tudo o irrita e encontra-se frequentemente de mau humor sem encontrar uma razão óbvia? As suas relações com amigos, familiares e até com a sua cara-metade sofrem com isto podendo tornar-se conflituosas. Cá estamos novamente a andar em círculos…

Exaustão

Está constantemente fatigado e sente que não recupera a energia mesmo quando repousa? Esta exaustão permanente fará com que se sinta sobrecarregado muito mais facilmente. E se estiver sobrecarregado com trabalho, é mais difícil descansar e realmente recuperar as forças. É mais um círculo vicioso!

Distúrbios do sono

Pode sofrer de insónia ou dificuldade em adormecer acabando por dormir menos do que o necessário, pode acordar a meio da noite ou acordar demasiado cedo e depois ter dificuldade em voltar a adormecer. O stress afecta a qualidade do sono e a falta de sono potencia o stress. Está a ver novamente o padrão? Sim, é como uma “pescadinha com o rabo na boca”! 🔁

Medo e ansiedade

Tem vindo a sentir-se ansioso e receoso. Sente ansiedade mesmo diante de situações que considerava banais no passado. Se preocupação constante e excessiva tende a permanecer mesmo depois de sairmos do local de trabalho e regressarmos a casa, sempre que pensamos em trabalho é como se fossemos imediatamente transportados para lá… As preocupações excessivas e o facto de não nos conseguirmos desligar-nos delas nem mesmo no lar, na companhia da família, aumentam os níveis de stress e ansiedade. Mais uma vez, entramos num círculo, aparentemente, sem saída.

Mau desempenho

Tem dificuldade em concentrar-se? Tem tendência para se esquecer de tarefas e recados importantes? Tem dificuldade em concluir os seus projectos dentro dos prazos estipulados? ⏰

O burnout afecta a nossa capacidade de gestão do stress e quanto mais stressados estivermos, mais complicado será para nós enfrentarmos novos factores de stress. Quem inventou o círculo vicioso era realmente maléfico, não é verdade? 😈

E tem solução?

Claro. E, como não podia deixar de ser, concluímos este artigo com alguns conselhos práticos para ajudar os nossos leitores a evitar e combater o problema. 😊

👉 Aprenda a gerir o stress. Hoje em dia não é difícil encontrar online algumas técnicas de relaxamento e gestão do stress. Debruce-se sobre o assunto até dominar algumas técnicas-chave. Actividade física regular e/ou exercícios de respiração também são muito úteis para ajudar a manter o equilíbrio emocional e até para controlar os sintomas, caso já sofra de algum grau de burnout. 🧘‍♀️

👉 Escute. Quem sofre de burnout poderá estar totalmente alheado do que se passa ao seu redor e consigo próprio, não tendo noção de que poderá ter um problema. Oiça as pessoas com quem trabalha e com quem se relaciona a nível pessoal e não rejeite estas opiniões, principalmente quando mais do que uma voz se levanta. 👂 👂

👉 Realize algumas mudanças no seu estilo de vida para prevenir ou abordar a síndrome, reduzindo o consumo de bebidas alcoólicas a fim de minimizar as crises de ansiedade e combater a depressão; não consuma drogas; evite a cafeína e os refrigerantes e adopte uma alimentação mais saudável. 🍆 🥕 🥬 🍎

O que comemos tem um enorme impacto nos nossos níveis de energia, mas também no nosso estado de espírito:

  • evite alimentos processados, coma alimentos frescos incluindo legumes, fruta, cereais, ovos, proteínas e lacticínios magros;
  • consuma alimentos ricos em vitamina C, como citrinos, kiwis e frutos vermelhos, porque ajudam a reduzir os níveis de cortisol, diminuindo o stress;
  • o magnésio dos legumes verdes, frutos secos, sementes, vegetais e cereais integrais é essencial para a produção de energia e tem um efeito calmante.

👉 Não use a falta de tempo como desculpa para não desfrutar de momentos de descontracção e lazer.

👉 Avalie de que forma as suas condições de trabalho prejudicam a sua saúde física e mental, portanto, como interferem com a sua qualidade de vida em geral.

👉 Avalie também a possibilidade de propor soluções no seu local de trabalho, relacionadas com a forma como desempenha as suas actividades diárias e com os objectivos profissionais propostos: por exemplo, faça uma lista de tarefas por ordem de prioridade e determine as que terá de fazer e as que pode delegar.

Aprender a priorizar e a delegar é uma excelente estratégia para prevenir o esgotamento; para não se sentir frustrado e incapaz, estabeleça metas específicas e realistas; mantenha o seu perfeccionismo e orgulho profissional sob controlo.

👉 Não se compare com os outros, conheça as suas limitações e reconheça as suas capacidades.

👉 Aprenda a identificar e reconhecer os sinais para se proteger diante de situações stressantes. Além de escutar os outros, escute também o seu corpo a fim de reconhecer os sinais a tempo. Nunca tenha vergonha de pedir ajuda.

👉 Descanse. Se está em risco de burnout, o trabalho é uma ou a principal fonte dos seus problemas, fazer pausas frequentes e não trazer o trabalho consigo para casa irá ajudá-lo a obter uma perspectiva mais ampla. Não abdique de fins-de-semana e férias em família e entre amigos.

Imponha limites, não tenha receio de dizer não, abrande o ritmo quando se sentir cansado e recuse-se a fazer horas extraordinárias além do razoável.

👉 Faça pausas regulares ao longo do dia.

Não se deixe escravizar pelas tecnologias, desligue-se das redes sociais e e-mails, afaste-se do telefone e computador durante algum tempo todos os dias.

Não acumule funções, delegue em tradutores profissionais como nós! Se tem conteúdos para traduzir, rever ou escrever mantenha a paz de espírito e contrate-nos para as suas necessidades de serviços de tradução profissional, serviços de revisão profissional e até mesmo serviços de copywriting!

Conheça a nossa oferta de serviços linguísticos especializados no website e veja o que podemos fazer por si.

Tags: burnout

Sobre o nosso blogue

Aqui, exploramos temas que nos são queridos e relevantes. Sérios, mas com um toque de humor e apimentados pela nossa paixão pela escrita! Conheça-nos “nos bastidores” e partilhe a sua opinião através dos comentários!

About our blog

This is where we explore topics that we hold dear or that are relevant. Serious, with a hint of humor and spiced up by our passion for writing! Get to know us “behind the scenes” and share your opinion in the comments section!

Tags

abrandar (2)acordo ortográfico (3)agência de tradução (2)AI (2)aprendizagem automática (3)artificial intelligence (1)Assertividade (1)audience (1)audiência (3)auto-cuidado (1)automatic translation (1)bem-estar (3)brief (4)burnout (3)CAT tools (5)challenges (1)challenges of the translator (1)computer-aided translation (1)controlo de qualidade (3)copy de marketing (3)copywriting resources (1)criatividade (3)desafios do tradutor (2)Desempenho (2)Desenvolvimento (2)Development (1)dicas (5)discurso público (3)diversity (2)Emotional intelligence (2)envolvimento social (2)equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (1)erros de tradução (3)fear (1)ferramentas de gestão da tradução (4)freelancer (5)Freelancing (1)Gestão (2)gestão do tempo (1)glossários (2)human translation (1)ikigai (2)inteligência artificial (3)Inteligência emocional (2)keywords (1)language (2)Leadership (3)legal translation (1)Liderança (2)linguagem (4)Local de trabalho (2)machine-translation (2)machine learning (1)Management (1)marketing (7)marketing copy (1)medo (3)mindfulness (3)MTPE (4)orientações pessoais (2)palavras-chave (2)perda (1)Performance (1)processo criativo (4)Profissão (1)proofreader (1)public speech (1)quality control (1)recursos de copywriting (2)remote working (1)resources (1)revisor (2)ritmo de vida (2)saúde mental (1)SEO (2)serviços de tradução (3)slow living (2)social engagement (3)sworn translation (1)teamwork (3)tecnologias de tradução (4)terminologia (2)tips (2)trabalho de equipa (2)tradutores profissionais (3)tradução assistida por computador (2)tradução automática (2)tradução juramentada (2)tradução jurídica (2)tradução técnica (2)translation agency (1)translation errors (1)translation management tools (1)translation services (1)translation technologies (1)wellness (3)work-life balance (1)Workplace (2)

0 Comments

Gostou deste artigo?
Inscreva-se na nossa newsletter

Receba informações sobre as ofertas e novidades que temos para si, e fique a par da publicação de novos artigos de interesse no nosso blogue.

    Did you like the article? Subscribe to our newsletter

    Receive information about the offers and news we have for you and keep up-to-date with new blog publications that suit your interests.

      Leia mais

      Leia mais

      Sucesso, uma jóia multifacetada

      Sucesso, uma jóia multifacetada

      O sucesso não é uniforme. Não é o mesmo para o(a) leitor(a) e para mim. E, quer seja grandiosa ou subtil, cada história de sucesso acrescenta cor à tapeçaria humana. 🌟Independentemente do tipo de sucesso que procura, trata-se de uma busca activa. Por isso, arregace as mangas e persista. Essa é a ponte entre a aspiração e a realização.

      read more
      Trabalho e bem-estar mental: Encontrar um objectivo na rotina diária

      Trabalho e bem-estar mental: Encontrar um objectivo na rotina diária

      Trabalho… aquela ‘coisa’ que temos de fazer para pagar as contas e poder continuar a beber ”a bica”, e onde passamos uma parte significativa do nosso tempo. Mas, para além do mundano, o trabalho é mais do que um simples salário, é uma pedra angular nas nossas vidas. Vamos ‘descascar estas camadas’ e explorar a importância do trabalho para o nosso bem-estar mental. 🧅

      read more
      Gerir o tempo: como ter tempo para a família e porquê?

      Gerir o tempo: como ter tempo para a família e porquê?

      Por vezes, trabalhamos mais do que o necessário devido a factores externos ou internos, como a pressão dos outros, prazos irrealistas, lealdade para com os nossos colegas ou chefes, ou mesmo como forma de escapar a problemas pessoais. No entanto, isto pode levar a mais stress e ressentimento, ou mesmo ao burnout. Por isso, é importante perceber porque é que estamos a trabalhar mais do que o necessário e estabelecer limites saudáveis.

      read more

      Read more

      Read more

      Sucesso, uma jóia multifacetada

      Sucesso, uma jóia multifacetada

      O sucesso não é uniforme. Não é o mesmo para o(a) leitor(a) e para mim. E, quer seja grandiosa ou subtil, cada história de sucesso acrescenta cor à tapeçaria humana. 🌟Independentemente do tipo de sucesso que procura, trata-se de uma busca activa. Por isso, arregace as mangas e persista. Essa é a ponte entre a aspiração e a realização.

      read more
      Trabalho e bem-estar mental: Encontrar um objectivo na rotina diária

      Trabalho e bem-estar mental: Encontrar um objectivo na rotina diária

      Trabalho… aquela ‘coisa’ que temos de fazer para pagar as contas e poder continuar a beber ”a bica”, e onde passamos uma parte significativa do nosso tempo. Mas, para além do mundano, o trabalho é mais do que um simples salário, é uma pedra angular nas nossas vidas. Vamos ‘descascar estas camadas’ e explorar a importância do trabalho para o nosso bem-estar mental. 🧅

      read more
      Gerir o tempo: como ter tempo para a família e porquê?

      Gerir o tempo: como ter tempo para a família e porquê?

      Por vezes, trabalhamos mais do que o necessário devido a factores externos ou internos, como a pressão dos outros, prazos irrealistas, lealdade para com os nossos colegas ou chefes, ou mesmo como forma de escapar a problemas pessoais. No entanto, isto pode levar a mais stress e ressentimento, ou mesmo ao burnout. Por isso, é importante perceber porque é que estamos a trabalhar mais do que o necessário e estabelecer limites saudáveis.

      read more

      Pin It on Pinterest

      Share This

      Pedido de Orçamento

      Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

        Nome*

        Empresa

        E-mail*

        Confirmar e-mail*

        Nº telefone

        NIF

        Serviço pretendido

        Prazo de entrega

        Mensagem (opcional)

        * Preenchimento obrigatório

        Pedido de Orçamento

        Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

          Nome*

          Empresa

          E-mail*

          Confirmar e-mail*

          Nº telefone

          NIF

          Serviço pretendido

          Prazo de entrega

          Mensagem (opcional)

          * Preenchimento obrigatório

          Request Quote Form

          Fill out the form below to request a free quote. We will send you our proposal as soon as possible.

            Name*

            Company

            Email*

            Confirm email*

            Phone No

            VAT No

            Service

            Deadline

            Message

            * Mandatory fields

            Request Quote Form

            Fill out the form below to request a free quote. We will send you our proposal as soon as possible.

              Name*

              Company

              Email*

              Confirm email*

              Phone No

              VAT No

              Service

              Deadline

              Message

              * Mandatory fields