Pedir orçamento

Pedido de Orçamento

Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

    Nome*

    Empresa

    E-mail*

    Confirmar e-mail*

    Nº telefone

    NIF

    Serviço pretendido

    Prazo de entrega

    Mensagem (opcional)

    * Preenchimento obrigatório

    WhatsApp

    Pedir orçamento

    Pedido de Orçamento

    Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

      Nome*

      Empresa

      E-mail*

      Confirmar e-mail*

      Nº telefone

      NIF

      Serviço pretendido

      Prazo de entrega

      Mensagem (opcional)

      * Preenchimento obrigatório

      WhatsApp

      Get a free quote

      Request Quote Form

      Fill out the form below to request a free quote. We will send you our proposal as soon as possible.

        Name*

        Company

        Email*

        Confirm email*

        Phone No

        VAT No

        Service

        Deadline

        Message

        * Mandatory fields

        WhatsApp

        Get a free quote

        Request Quote Form

        Fill out the form below to request a free quote. We will send you our proposal as soon as possible.

          Name*

          Company

          Email*

          Confirm email*

          Phone No

          VAT No

          Service

          Deadline

          Message

          * Mandatory fields

          WhatsApp

          Use o Google como uma estrela de rock: O guia definitivo da pesquisa

          Com milhares de milhões de utilizadores e pesquisas diárias, o Google é o motor de busca mais conhecido e completo do mundo.

          Claro que o Google não é o único. 🥳

          Antes do Google, tínhamos o Yahoo, o Lycos ou o AltaVista e, atualmente, temos muitas alternativas, como o Bing, o You, o Yep, o Openverse, o DuckDuckGo, etc.

          Clique aqui para ver 22 Alternativas de Mecanismos de Pesquisa para Usar em 2023

          Centramo-nos no Google porque, pela sua popularidade e abrangência, até foi transformado num verbo: um neologismo que significa procurar informação na Web.

          Hoje em dia, se dissermos que estamos a googlar, seremos quase universalmente compreendidos. De facto, esta foi mesmo eleita a palavra mais útil de 2002!

          E o facto é que a maioria de nós utiliza o Google muito mais do que possa imaginar. Mesmo numa conversa descontraída com amigos, se surgir uma pergunta ou dúvida difícil, alguém no grupo certamente puxará rapidamente do telemóvel para perguntar ao Google.

          Mas quantos de nós sabem realmente utilizar os motores de busca de forma eficaz e eficiente? Quantos de nós perdem tempo e esforço a ler resultados inúteis ou enganadores ou perdem dados importantes porque estão escondidos e são mais difíceis de encontrar?

          Como tradutores profissionais, utilizamos diariamente os motores de busca como uma ferramenta eficaz para procurar ou validar terminologia.

          Em geral, pode aprender coisas novas e expandir os seus conhecimentos acedendo a uma vasta quantidade de informações sobre vários tópicos, desde notícias e factos até tutoriais e opiniões. A pesquisa no Google fornece quase sempre as informações de que necessita de forma rápida e eficiente, mas não é infalível nem os seus resultados são 100% fiáveis.

          Eis algumas razões pelas quais é importante “googlar” da forma correcta:

          • Pode melhorar a sua literacia digital e o seu pensamento crítico avaliando a qualidade, a credibilidade e a parcialidade das informações que encontra online.
          • Pode poupar tempo e esforço utilizando as palavras-chave, os operadores e os filtros correctos para restringir os resultados da pesquisa e obter os mais relevantes.
          • Pode resolver problemas e responder a perguntas encontrando fontes, provas e dados fiáveis que apoiem os seus argumentos e decisões.

          Se pretende melhorar as suas competências no Google e obter os melhores resultados possíveis, tem de saber como utilizar os motores de busca de forma eficaz e eficiente.

          Vamos agora ajudá-lo a optimizar as suas consultas, a refinar os seus resultados de pesquisa e a descobrir novas características e funções que o Google tem para oferecer, bem como dicas e truques que farão de si uma “rock star” do Google!

          Sim ou não?

          • Sim: utilize aspas para obter uma correspondência exacta para um termo ou frase, como “receitas de pesto”. Isto dirá ao Google para devolver apenas resultados que contenham essa palavra ou frase exacta, sem quaisquer variações ou sinónimos. A utilização de aspas é especialmente útil quando está à procura de um título, nome, citação, letra de música ou termo específico que tenha várias palavras ou uma palavra comum. Por exemplo, se pesquisar por “the office” (a série), obterá resultados sobre material de escritório, mobiliário de escritório, software de escritório ou empregos em escritórios. Mas se pesquisar por “the office”, com aspas, obterá apenas resultados sobre o popular programa de televisão.
          • Sim: utilize operadores para refinar a sua pesquisa. Uma das formas mais poderosas de melhorar a sua pesquisa é utilizar operadores. São símbolos ou palavras especiais que pode adicionar à sua consulta para modificar ou filtrar os seus resultados. Aqui estão alguns dos mais comuns e úteis:
          Mostrar/ocultar operadores
          1. Utilize + para incluir um termo que é normalmente ignorado pelo Google. Por exemplo, se pesquisar [Star Wars +I], obterá resultados que incluem tanto Star Wars como o algarismo romano I.
          2. Utilize para excluir um termo dos seus resultados. Por exemplo, se pesquisar [jaguar -carro], obterá resultados que dizem respeito ao animal e não à marca do carro.
          3. Utilize ~ para encontrar sinónimos ou termos relacionados. Por exemplo, se pesquisar por [snacks ~saudáveis], obterá resultados que incluem lanches saudáveis, bem como guloseimas saudáveis, petiscos saudáveis, tapas saudáveis, etc.
          4. Utilize site: para pesquisar num site ou domínio específico. Por exemplo, se pesquisar [site:shein.com botas], verá apenas botas que pode realmente comprar na Shein, em vez de ver botas de outras lojas ou influenciadores que exibem roupas compradas na Shein, etc. Ou site:pt se pretende os resultados apenas em Português.
          5. Utilize filetype: para procurar um tipo de ficheiro específico. Por exemplo, se procurar por [currículo filetype:pdf], todos os resultados estarão em formato pdf.
          6. Utilize imagesize: para procurar imagens de um tamanho específico. Por exemplo, se pesquisar [gato imagesize:500×500], obterá resultados que são imagens de gatos com 500 píxeis por 500 píxeis.
          7. Também é possível combinar vários operadores numa consulta de pesquisa para a tornar ainda mais precisa e refinada. Por exemplo, se pesquisar [“como treinares o teu dragão” site:imdb.com -trailer filetype:jpg], obterá resultados que são imagens JPG do IMDb que contêm a frase exacta “como treinares o teu dragão” e que até excluem os trailers.

          Pedido de Orçamento

          Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

            Nome*

            Empresa

            E-mail*

            Confirmar e-mail*

            Nº telefone

            NIF

            Serviço pretendido

            Prazo de entrega

            Mensagem (opcional)

            * Preenchimento obrigatório

            • Sim: utilize as funcionalidades do Google. Uma das formas mais divertidas e úteis de melhorar a sua pesquisa no Google são as suas muitas funcionalidades que o podem ajudar a encontrar informações, responder a perguntas, resolver problemas, aprender coisas novas e até divertir-se. Algumas delas estão incorporadas na caixa de pesquisa, enquanto outras estão acessíveis a partir dos separadores ou menus na página de resultados da pesquisa. Seguem-se algumas das funcionalidades mais populares e úteis que o Google tem para oferecer:
            Mostrar/ocultar funcionalidades
            1. Utilize a calculadora do Google para efectuar cálculos simples ou complexos. Basta escrever qualquer expressão matemática na caixa de pesquisa e o Google mostra-lhe a resposta. Também pode utilizar símbolos ou palavras para operadores, tais como +, -, x, /, *, ^, sqrt, sin, cos, tan, etc. Por exemplo, se escrever [2+2], o Google mostra-lhe o resultado 4.
            2. Utilize o conversor do Google para converter unidades de medida ou de moeda. Pode utilizar símbolos ou palavras para unidades ou moeda, tais como m, km, ft, in, lb, kg, USD, EUR, GBP, etc. Por exemplo, se escrever [10 m para ft], o Google mostrar-lhe-á 32,8 pés. Se escrever [100 USD para EUR], o Google mostrar-lhe-á 94 euros (varia em função da taxa de câmbio).
            3. Utilize o dicionário do Google para encontrar definições ou sinónimos. Basta escrever definir: seguido de qualquer palavra na caixa de pesquisa e o Google mostra-lhe as respectivas definições e sinónimos. Também pode utilizar sinónimos: seguido de qualquer palavra para encontrar apenas os seus sinónimos. Por exemplo, se escrever [definir:acaso], o Google mostra-lhe “Ocasião imprevista que produz um facto; o que acontece fortuitamente”. Se escrever [sinónimos:feliz], o Google mostra-lhe “contente, satisfeito, encantado”, etc.
            4. Utilize as previsões meteorológicas do Google para encontrar o tempo actual ou a previsão para qualquer local. Basta escrever tempo seguido do nome de qualquer cidade ou código postal na caixa de pesquisa e o Google mostra-lhe a temperatura, a humidade, a velocidade do vento e a probabilidade de precipitação para esse local. Também pode clicar nos separadores ou ícones para ver mais detalhes ou alternar entre graus Celsius e Fahrenheit.

            Pedido de Orçamento

            Preencha o formulário abaixo para solicitar um orçamento gratuito. Enviaremos a nossa proposta com a maior brevidade possível.

              Nome*

              Empresa

              E-mail*

              Confirmar e-mail*

              Nº telefone

              NIF

              Serviço pretendido

              Prazo de entrega

              Mensagem (opcional)

              * Preenchimento obrigatório

              • Não: utilize muitas palavras ou poucas palavras nas pesquisas. Utilizar demasiadas palavras pode tornar a sua pesquisa demasiado específica e restrita, reduzindo o número e a qualidade dos resultados, enquanto utilizar poucas palavras pode tornar a sua pesquisa demasiado ampla e vaga, aumentando o número e a irrelevância dos resultados.

              Por exemplo, se pesquisar por [como fazer um bolo de chocolate com cobertura de baunilha e pepitas coloridas], obterá muito poucos resultados que correspondam à sua consulta exacta e a maioria deles será de blogues ou fóruns que podem não ser fiáveis. Por outro lado, se pesquisar apenas por [bolo], obterá milhões de resultados que abrangem todos os tipos de bolos, sabores, receitas, ocasiões e imagens, e a maioria deles não será relevante ou útil para o que procura.

              O número ideal de palavras a utilizar numa pesquisa no Google depende do que está a pesquisar e do grau de especificidade ou generalidade que pretende atingir. Uma boa regra é utilizar entre 3 a 5 palavras que descrevam o tópico, conceito ou pergunta principal. Por exemplo, se quiser aprender a fazer um bolo de chocolate, uma boa consulta seria [receita bolo chocolate], o que lhe deverá dar muitos resultados de fontes e sites fidedignos.

              • Não: utilize pontuação ou palavras comuns nas pesquisas. A pontuação e as palavras comuns são normalmente ignoradas pelo Google e não afectam os seus resultados. A pontuação inclui símbolos como vírgulas, pontos, dois pontos, ponto e vírgula, parênteses, etc. As palavras comuns incluem artigos, preposições, conjunções, pronomes, etc. Por exemplo, se pesquisar [quem é o presidente dos Estados Unidos?], o Google ignorará o ponto de interrogação e as palavras “o” e “de” e tratará a sua consulta como [quem é presidente Estados Unidos], o que lhe proporcionará os mesmos resultados. 

              Da mesma forma, se pesquisar [como fazer pizza (receita fácil)], o Google ignorará os parênteses e tratará a sua pesquisa como [como fazer pizza receita fácil], o que também fornecerá os mesmos resultados.

              Ah, e para ser realmente competente, não se esqueça de explorar estas duas funcionalidades fabulásticas:

              🤩 Pesquisa Google Educação: o site educativo da Google oferece lições, actividades, planos de aulas e avaliações para ensinar e aprender sobre a Pesquisa Google.

              🤩 Google Inside Search: o blogue oficial da Google com notícias, actualizações, histórias e informações sobre a Pesquisa Google.

              O Google é um motor de busca incrível e útil que o pode ajudar a encontrar informações, responder a perguntas, resolver problemas, aprender coisas novas e divertir-se. No entanto, é também complexo e sofisticado, pelo que requer conhecimentos, competências e criatividade.

              Agora já está pronto para pesquisar no Google como uma estrela de rock! 🌟 🎸 👨🏻‍🎤

              Se quiser saber mais sobre como utilizar o Google como um profissional, pode consultar estes recursos:

              Pesquisa Google — O que é a Pesquisa Google e como funciona

              Pesquisar melhor: Introdução à pesquisa online

              Esperamos que este artigo tenha sido útil e interessante para si! 😊

              Já que está connosco, não se esqueça de consultar a nossa página de serviços linguísticos:

              https://verbarium-boutique.com/servicos-linguisticos/

              Tags:

              Sobre o nosso blogue

              Aqui, exploramos temas que nos são queridos e relevantes. Sérios, mas com um toque de humor e apimentados pela nossa paixão pela escrita! Conheça-nos “nos bastidores” e partilhe a sua opinião através dos comentários!

              About our blog

              This is where we explore topics that we hold dear or that are relevant. Serious, with a hint of humor and spiced up by our passion for writing! Get to know us “behind the scenes” and share your opinion in the comments section!

              Tags

              abrandar (2)acordo ortográfico (3)agência de tradução (2)AI (1)aprendizagem automática (3)artificial intelligence (1)audience (1)audiência (3)automatic translation (1)bem-estar (2)brief (4)burnout (3)CAT tools (5)challenges (1)challenges of the translator (1)computer-aided translation (1)controlo de qualidade (3)copy de marketing (3)copywriting resources (1)criatividade (3)desafios do tradutor (2)Desempenho (2)Desenvolvimento (2)Development (1)dicas (5)discurso público (3)Emotional intelligence (2)envolvimento social (2)erros de tradução (3)fear (1)ferramentas de gestão da tradução (4)freelancer (5)Freelancing (1)Gestão (2)glossários (2)human translation (1)inteligência artificial (3)Inteligência emocional (2)keywords (1)language (2)Leadership (3)legal translation (1)Liderança (2)linguagem (4)Local de trabalho (2)machine-translation (1)machine learning (1)Management (1)marketing (6)marketing copy (1)medo (3)mindfulness (4)MTPE (4)orientações pessoais (2)palavras-chave (2)Performance (1)processo criativo (4)Profissão (1)proofreader (1)public speech (1)quality control (1)recursos de copywriting (2)remote working (1)resources (1)revisor (2)ritmo de vida (2)SEO (2)serviços de tradução (3)slow living (2)social engagement (3)sworn translation (1)teamwork (3)tecnologias de tradução (4)terminologia (2)tips (2)trabalho de equipa (2)tradutores profissionais (3)tradução assistida por computador (2)tradução automática (2)tradução juramentada (2)tradução jurídica (2)tradução técnica (2)translation agency (1)translation errors (1)translation management tools (1)translation services (1)translation technologies (1)wellness (3)Workplace (2)

              0 Comments

              Submit a Comment

              O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

              Gostou deste artigo?
              Inscreva-se na nossa newsletter

              Receba informações sobre as ofertas e novidades que temos para si, e fique a par da publicação de novos artigos de interesse no nosso blogue.

                Did you like the article? Subscribe to our newsletter

                Receive information about the offers and news we have for you and keep up-to-date with new blog publications that suit your interests.

                  Leia mais

                  Leia mais

                  No Results Found

                  The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

                  Read more

                  Read more

                  No Results Found

                  The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

                  Pin It on Pinterest

                  Share This