Tipos de copywriting
Poderá até ser um empresário bastante competente, mas isso não significa que possui as competências específicas de um copywriter.
Criar uma “copy” que irá atrair sucesso e envolver o público requer habilidades e conhecimentos específicos, além de um mindset criativo.
Os copywriters utilizam a sua habilidade com as palavras e o seu conhecimento específico para influenciar o público a:
- visitar um website, blogue ou perfil das redes sociais
- comprar um produto
- assinar uma subscrição
- encomendar algo online
- inscrever-se num serviço
- adoptar ou mudar algum comportamento por motivos de interesse público
O copywriting é um serviço essencial nos nossos dias, porque aumenta a rentabilidade, permitindo que os seus leads saibam mais sobre a sua marca e o seu produto/serviço. Aumenta a sua visibilidade e reconhecimento e assegura-lhe novos clientes ou seguidores.
Naturalmente, se tiver talento para tal poderá escrever a sua própria copy, mas um profissional produzirá sempre melhores resultados! Descrever um produto ou website pode parecer fácil, mas é muito mais complexo do que aparenta à primeira vista.
Na verdade, o copywriting é muito mais do que apenas um jogo de palavras. E, muito provavelmente, não sabe tudo acerca de copywriting… Por exemplo, sabia que existem vários tipos de copywriting?
Todos os serviços que enumeramos abaixo requerem conhecimentos e know-how específicos:
Copywriting criativo
O copywriting criativo resume-se a contar histórias interessantes, credíveis e envolventes de uma maneira única e memorável.
Estas histórias podem encontrar-se na forma de um pequeno slogan, ou algo mais complexo, como um anúncio televisivo, um vídeo online ou um segmento na rádio.
No copyright criativo é necessário comunicar a informação da forma mais interessante e apelativa possível. Isto requer um estado de espírito criativo e, muitas vezes, irá forçá-lo a pensar de uma forma mais ousada.
Copywriting de marketing
É difícil diferenciá-lo do copywriting criativo, visto que os copywriters de marketing também são pensadores criativos. Este tipo de serviço tem como objectivo criar vários tipos de copy destinadas a atrair clientes.
Uma copy de marketing deve comunicar com o público-alvo no tom de voz correcto e conduzir a uma acção tangível. Os copywriters de marketing profissionais sabem como influenciar um público da forma correcta e também sabem como escrever conteúdos para a plataforma específica onde estes serão publicados.
Possuem boas habilidades de pesquisa que lhes permitem analisar uma empresa e obter um bom conhecimento do produto e do público-alvo. Com isto em mente, é essencial ter conhecimentos sólidos de marketing e possuir algumas noções de psicologia.
O copywriting de marketing requer também um pensamento estratégico.
Copywriting de SEO
SEO significa optimização para os motores de busca, e existem profissionais que se especializam em copywriting de SEO.
Tal como o copywriting de marketing, o copywriting de SEO é dos mais importantes tipos de copywriting, e encontra-se em websites, descrições de produtos, artigos e blogues.
Este tipo de texto, para além de todos os outros requisitos que já abordámos, deve ainda incluir palavras-chave para melhorar o ranking dos conteúdos online dos seus clientes nos motores de busca.
Visto que o aumento do tráfego de um site significa mais oportunidades de conversão, este tipo de copy deve ser perfeitamente ajustado ao público a que destina e cuidadosamente desenhado para os motores de busca.
Copywriting de vendas
O copywriting de vendas difere do copywriting de marketing porque está especificamente orientado para fechar a venda e exige uma pesquisa intensiva da marca, do produto e do sector em questão.
É habitualmente incluído em anúncios, descrições de produtos ou categorias em websites, páginas de serviços, anúncios no Google e nas redes sociais, campanhas de marketing por e-mail e cartazes nas ruas.
Os copywriters de vendas devem possuir um conhecimento mais profundo do seu público-alvo para conseguir convencê-lo do valor e dos benefícios/resultados do produto ou serviço. Têm de conhecer os hábitos de compra e as preferências do público, os seus problemas, medos e desejos, para que a copy seja relacionável para o público, influenciando-o a QUERER comprar.
Copywriting digital
O copywriting digital é o foco deste serviço, pois reúne todos os elementos do copywriting de vendas, copywriting técnico, copywriting criativo e copywriting de SEO.
O copywriting digital permite construir uma ponte entre os negócios online/redes sociais e os seus clientes/utilizadores.
Já abordámos o copywriting digital nas categorias anteriores e iremos agora focar as duas principais categorias do digital:
- Copywriting de conteúdos da web
Encontra-se em websites, publicações nas redes sociais, artigos e blogues, que devem ser escritos de forma a atrair e reter visitantes.
- Copywriting das redes sociais
Se, por algum motivo, quiser cativar um público e aumentar as visualizações e reacções, as suas publicações nas redes sociais devem ser bem escritas e visualmente atraentes. Devem também ser valiosas, informativas e próximas dos utilizadores.
Copywriting técnico
Por último, áreas como a legislação, os cuidados de saúde, as tecnologias, a informática, etc., exigem um tipo de copy escrito por profissionais com conhecimentos técnicos. Este é um serviço de copywriting que se baseia principalmente em vender software e produtos ou serviços técnicos.
O foco do copywriting técnico é apresentar o produto, com todas as suas vantagens e resultados, às pessoas que já estão interessadas em realizar a compra.
O que não é copywriting?
A escrita de conteúdos. Contrariamente ao copywriting, a escrita de conteúdos baseia-se em informar e educar um público-alvo acerca de assuntos específicos através de publicações em blogues ou boletins. Possui um propósito informativo.
Principais diferenças:
COPYWRITING | ESCRITA DE CONTEÚDOS |
Tem como objectivo gerar possíveis clientes e aumentar as vendas. | Foca-se em contar uma história sobre um produto ou negócio. |
Utiliza palavras que suscitam uma reacção emocional. | Baseia-se no factor da confiança. |
É utilizado principalmente em anúncios, e-mails comerciais, redes sociais… | É utilizada principalmente em artigos, White papers e blogues. |
Utiliza palavras para influenciar o leitor a levar a cabo a acção pretendida. | Utiliza palavras para informar ou educar o leitor. |
Portanto, porquê contratar um copywriter?
Em suma, contratar um copywriter permitir-lhe-á:
- Usar uma copy eficaz, concebida com base nas suas necessidades
- Dar ao seu negócio uma maior visibilidade
- Aumentar lucros/resultados
- Não perder tempo a escrever a copy
- Assegurar os melhores resultados possíveis
Se procura de serviços de copywriting profissionais para impulsionar o crescimento do seu negócio, está no lugar certo!
Fique atento à terceira e última parte de Copywriting para o sucesso das marcas — Dicas para copywriting!
0 Comments