A inteligência artificial ou IA (do inglês: Artificial Intelligence, AI) é uma área multidisciplinar da ciência da computação que se dedica a criar sistemas e máquinas capazes de realizar tarefas que, até aqui, requereriam a inteligência humana, tais como reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural, tradução automática e produção de texto, entre outras. 💻
A IA tem um grande potencial para melhorar tanto a comunicação, como também a aprendizagem (e o ensino) de línguas — tanto na aprendizagem da nossa língua-mãe, como de uma língua estrangeira, ou “segunda língua”. 🌍
A comunicação e a linguagem são capacidades fundamentais para os seres humanos, pois permitem-nos expressar as nossas ideias, sentimentos, opiniões e necessidades, e permitem-nos interagir com os outros.
.
Sabemos que a comunicação nem sempre é fácil, especialmente quando envolve diferentes contextos, como culturas e idiomas diferentes. O mesmo acontece com o ensino e a aprendizagem de línguas.
A IA pode ajudar a superar estas barreiras, oferecendo soluções inovadoras como:
🚀 COMUNICAÇÃO
- Reconhecimento de voz: a IA é capaz de reconhecer o que uma pessoa diz e transcrever o seu discurso em texto ou áudio, facilitando a compreensão e tornando o discurso mais acessível. Por exemplo, a IA pode ser usada para criar legendas automáticas para vídeos, podcasts ou apresentações, ou para converter voz em texto em mensagens pessoais ou anotações.
- Tradução automática: a IA pode traduzir texto ou áudio, permitindo que as pessoas comuniquem sem terem de aprender um segundo idioma. Pode ser usada em conversas, documentos ou websites, ou em legendagem para conteúdos audiovisuais. Note-se que, muito embora a IA permita superar as barreiras linguísticas e promover a comunicação global através da tradução quase instantânea, não é 100% fiável e não pode substituir um profissional de tradução humano quando o conteúdo tem de ser fiável e/ou de qualidade.
- Processamento de linguagem natural: a IA analisa e compreende o significado e a intenção de texto ou áudio, e gera respostas adequadas e relevantes. Por exemplo, permite criar assistentes virtuais capazes de responder a perguntas, realizar tarefas ou dar sugestões; e criar chatbots capazes de conversar com os utilizadores sobre variados tópicos.
Como “bónus”, veja o infográfico no final do artigo a partir de uma conversa real e descontraída que tivemos com o Bing. É, no mínimo, curioso!
- Produção de texto: a IA pode produzir texto original e coerente sobre qualquer tema, usando os dados ou palavras-chave que quiser fornecer-lhe. Por exemplo, é capaz de criar conteúdos informativos ou criativos para blogues, redes sociais ou websites, ou até gerar resumos, paráfrases ou slogans. No entanto, a honestidade deve vir acima de tudo e citar o autor é fundamental! Pode usar estes conteúdos se não fingir que são seus. E não se esqueça, já existem métodos para determinar quando um texto foi produzido por IA!
🚀 ENSINO
O ensino é outra área em que a IA pode ter um impacto positivo, especialmente no que diz respeito ao ensino de línguas.
Aprender uma nova língua pode ser um desafio para muitas pessoas, pois requer tempo, motivação e recursos. A IA pode tornar o processo de aprendizagem mais eficaz, divertido e personalizado, oferecendo soluções como:
- Avaliação automatizada: a IA pode avaliar o nível de proficiência linguística dos alunos e fornecer feedback imediato e construtivo sobre as suas competências orais e escritas. Por exemplo, a IA pode ser usada para criar testes adaptativos que se ajustam ao nível e ao ritmo dos alunos, ou para fornecer correcções e sugestões para melhorar a gramática, o vocabulário ou a pronúncia.
- Tutoria inteligente: a IA pode orientar os alunos ao longo do seu percurso de aprendizagem e fornecer-lhes materiais e actividades adequados aos seus objectivos, preferências e estilos de aprendizagem. Por exemplo, pode ser usada para criar cursos personalizados que se baseiem nos interesses e nas necessidades dos alunos, ou para fornecer exercícios interactivos que envolvam jogos, vídeos ou realidade aumentada..
. - Aprendizagem colaborativa: a IA pode facilitar a interacção e a cooperação professor-aluno. Por exemplo, pode ser usada para criar plataformas de aprendizagem online que permitam aceder a conteúdos e serviços em qualquer lugar e a qualquer hora, ou para criar comunidades virtuais onde os alunos possam partilhar as suas experiências e aprender uns com os outros.
Como vimos, a inteligência artificial tem uma vertente bastante positiva e promissora que pode transformar para melhor a forma como comunicamos e aprendemos línguas, e pode vir a ser, sem dúvida, uma aliada valiosa para a linguística e para o ensino.
A IA não foi criada com a intenção de tornar o ser humano obsoleto —pelo menos ainda não — e sim de o ajudar a evoluir e a melhorar.
O nosso artigo O tradutor humano e o tradutor automático: aliados ou rivais? dedica-se a explorar a fundo esta questão.
No domínio da comunicação e do ensino, esta tecnologia pode fornecer as ferramentas e os recursos certos para nos ajudar a expressar as nossas ideias, sentimentos, opiniões e necessidades, e melhorar a forma como interagimos e comunicamos com os outros. Proporciona-nos desafios que nos estimulam não só a aprender e/ou a melhorar as nossas competências linguísticas, mas também a sair da nossa “bolha” e descobrir novas línguas, culturas e contextos.
Veja como IA pode melhorar a nossa aprendizagem, oferecendo cursos personalizados, tutoriais interactivos e feedback instantâneo para aprender um novo idioma ou para praticar matemática, no nosso artigo Como a IA pode ajudar a humanidade (e não destruí-la).
E se duvida da capacidade da IA para lidar com o ser humano, num contexto de aprendizagem ou outros, delicie-se com o infográfico da nossa conversa com o Bing:
E o leitor, o que pensa sobre este tema? Tem receio de vir a ser ultrapassado por esta tecnologia ou sente-se entusiasmado e curioso face a estes novos recursos ao nosso dispor?
🚀 Conte-nos tudo na secção de comentários do nosso blogue!
Procura profissionais que prestem serviços de tradução, serviços de revisão ou serviços de escrita de conteúdos com aquele toque 100% humano?
🚀 Não procure mais, consulte os nossos serviços aqui: https://verbarium-boutique.com/servicos-linguisticos/
0 Comments