Criatividade define-se como a capacidade de inventar, ter ideias originais, criar novos conceitos.
Há quem defenda que as pessoas já nascem com uma inclinação para a criatividade, sendo esta uma característica inata da pessoa. Contrariamente, há quem acredite que a criatividade é algo que qualquer pessoa pode desenvolver, porque todos temos esse potencial.
Seja qual for a resposta certa, a verdade é que ninguém — seja criativo por natureza ou criativo porque desenvolveu um potencial até então inexplorado — consegue estar permanentemente inspirado e ter boas ideias à la carte. O facto é que existem métodos e exercícios para promover e estimular o potencial criativo das pessoas.
A criatividade não é um talento, é uma competência, que podemos aprender e melhorar.
Contudo, as pessoas não possuem uma lista mental de ideias que lhes sejam servidas numa bandeja consoante os seus desejos e necessidades.
Mas nós temos para si uma lista de conselhos para o ajudar quando tem de desempenhar uma tarefa de escrita criativa ou transcriação!
9 dicas para desenvolver
o seu potencial criativo
- Escrever deve ser um hábito. Não é “como andar de bicicleta”, deve ser praticado, se possível diariamente.
- Mantenha-se ao corrente de tudo o que se passa no mundo. Se não nos mantivermos bem informados, teremos mais dificuldade em manter a nossa escrita relevante e pertinente para o público em geral.
- A criatividade pode até nascer com alguns — mas também é como um músculo, todos podemos desenvolvê-lo se o exercitarmos!
- Pesquise, recolha informação e anote-a. Hoje em dia, temos ao nosso dispor um manancial de recursos de pesquisa: faça da pesquisa a sua ferramenta de trabalho.
- Faça uma sessão de brainstorming e anote todas as ideias por mais insensatas que lhe possam parecer numa fase inicial — não existem ideias erradas!
- O cérebro continua a trabalhar enquanto descansamos e até mesmo enquanto dormimos. Quer dê um passeio, trate do jardim, vá ao ginásio, ou simplesmente beba um chá, veja um filme, ou faça uma sesta — é esta pausa no seu trabalho que irá potenciar o seu processo de pensamento racional. Lembre-se, as ideias precisam de espaço e tempo para crescer.
- As ideias estão no subconsciente. Informe o seu subconsciente conscientemente com a leitura e a pesquisa regulares, e depois tente aceder a essas ideias dando ao cérebro as pausas necessárias para as processar e ordenar.
- Promova em si características como sensibilidade, percepção, intuição, imaginação e curiosidade.
- Ler é essencial para escrever bem. Leia, mas faça-o de forma consciente e atenta. Não adianta ler “na diagonal”, sem assimilar e sem espírito crítico.
A criatividade vem da quantidade, leia muito. Aproveite, e já que está connosco, leia os restantes artigos que lhe propomos e alimente a sua criatividade!
0 Comments